Governo de Rondônia
28/03/2024

CAMPANHA

Idaron realiza curso de boas práticas de vacinação em Chupinguaia

16 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Profissionais que trabalham em fazenda foram orientados quanto às boas práticas de vacinação em animais

Com o início da 47ª etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, em Rondônia, boas práticas de vacinação são essenciais para minimizar erros na aplicação e a perda de vacina. Com esse foco, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) realizou na última semana (9), em Chupinguaia, na região do Cone Sul, um curso específico sobre o tema, que atendeu 12 profissionais que trabalham em uma fazenda.

O curso foi realizado durante todo o dia, com parte teórica no período da manhã e prática à tarde. A ação educativa foi desenvolvida pela médica veterinária Edilene Crystina Folador e os assistentes fiscais Antônio Ricardo Gonçalves da Silva e Carlos Fernandes Pinheiro, da unidade da Idaron de Chupinguaia.

“A vacinação é uma ação necessária, quer seja pela obrigatoriedade de leis que visam à prevenção ou erradicação de algumas doenças, quer para assegurar boas condições de saúde aos animais, minimizando riscos de enfermidades e consequentes prejuízos econômicos”, salienta Crystina Folador ao justificar a iniciativa.

Segundo ela, o procedimento de vacinação deve ser realizado de forma racional para proporcionar benefícios econômicos, com diminuição na perda de vacina, de danos aos equipamentos (seringas quebradas e agulhas tortas) e de riscos de acidentes de trabalho, “melhorando a rotina das atividades da fazenda”.

Leia mais:

Defesa agropecuária é reforçada em Rondônia com criação do Programa Estadual de Educação Sanitária

Mapa inicia auditoria ao serviço de defesa sanitária animal do Estado de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Toni Francis
Fotos: Idaron
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Capacitação, Cursos, Educação, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo