Idaron realiza primeira reunião do ano com supervisores regionais

10 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A primeira reunião do ano com os supervisores das sete regionais da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) foi realizada na manhã de quarta-feira, 5, e reflete um estilo de administração que quer dividir a responsabilidade do planejamento entre todas as regionais: Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Vilhena, Rolim de Moura e São Francisco do Guaporé.

O encontro foi realizado com o objetivo de colher informações, ideias, analisar dados e projetar as ações consideradas prioritárias e estruturantes para serem desenvolvidas este ano; além disso, visa discutir com os chefes regionais as atividades desenvolvidas em 2013, verificar o que deve ser melhorado, os investimentos para 2014.

A reunião foi coordenada pelo presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges, com a discussão das pautas administrativas e hoje, 6, as pautas relacionadas à área técnica.

Na área administrativa foi apresentada a proposta de execução de convênio com o Mapa, relacionada aos recursos de 2011 (saldo de aplicação) no valor de R$3 milhões; apresentação da proposta de planejamento administrativo, processo de licitação para manutenção de veículos, planejamento para uso de diárias, reformas e pinturas de unidades, convênio com o Ministério da Pesca na sua parte administrativa, utilização de suprimentos de fundos para o ano de 2014 e concurso na unidade.

Diretória Técnica

Na área técnica, a equipe do Idaron vai discutir os relatórios de barreiras, fiscalizações, horas de voos e fiscalizações fluviais. De forma mais focada, o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal (GIDSA), Fabiano Alexandre dos Santos, irá fazer uma explanação sobre o balanço das ações da área animal do ano de 2013 e abordar sobre o inquérito de soro-epidemiológico da Brucelose. Também será apresentada a proposta de convênio com o ministério da pesca nos seus aspectos técnicos (metas/ações), assuntos referentes às fiscalizações; planejamento da sorologia de suínos para a manutenção de área livre de peste suína clássica e outros assuntos.

A gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal (GIDSV), Rachel Barbosa da Silva, vai fazer uma explanação aos supervisores sobre o levantamento fitossanitário que está acontecendo no Estado sobre a monilíase para confirmar ausência. “Iremos fazer uma demonstração sobre o levantamento que iniciou em dezembro e termina em março, onde os técnicos da Idaron estão vistoriando áreas comerciais, lavouras abandonadas e quintais produtivos”, esclareceu a gerente.

“Desde o início do Governo da Cooperação, a determinação do governador Confúcio Moura é de um trabalho planejado, visando envolver o maior número de pessoas para que os recursos sejam aplicados no que realmente trará melhorias ao trabalho, a estrutura da agência e mantermo-nos no patamar das melhores agências desse país”, disse o presidente Marcelo Henrique Borges.

Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Ésio Mendes