Governo de Rondônia
Sábado, 30 de maio de 2020

COMPROMISSO

Idaron registra mais de 6,7 mil declarações de rebanho em apenas cinco dias de campanha em Rondônia

05 de maio de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Declaração obrigatória de rebanho também pode ser feita pelo WhatsApp

Em apenas cinco dias de campanha, de sexta-feira (1°) até às 9h50 da manhã da terça-feira (5), o serviço de controle da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) registrou mais de 6,7 mil declarações de rebanho, o que representa pouco mais de 5% do que deve ser declarado ao longo de todo o período. A expectativa é que sejam recebidas 132,6 mil declarações.

Dos 6,7 mil formulários recebidos até a manhã da terça, 34,56% (cerca de 2,3 mil) foram feitas remotamente, pela internet, através do site da Agência. “Esse número de declarações on-line deve aumentar substancialmente, visto que, para evitar a exposição do produtor e dos servidores ao coronavírus, a Idaron tem priorizado os serviços on-line (via site, e-mail) e por telefone (ligação e aplicativo de mensagem)”, explicou o presidente da autarquia, o médico veterinário Júlio Cesar Rocha Peres.

A declaração é obrigatória para criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos (animais suscetíveis à Febre Aftosa) e de equídeos e aves. “Diante desse novo cenário (sem vacinação contra febre aftosa), precisamos estar ainda mais comprometidos para alcançar o almejado reconhecimento internacional de área livre de aftosa sem vacinação”, destaca Júlio Cesar.

A declaração pode ser feita pela internet, no site da Idaron, por e-mail ou WhatsApp (da unidade mais próxima da propriedade do declarante) ou por telefone. “Pela internet, quem já cadastrou senha para a emissão de ‘e-GTA’ (Guia de Trânsito Animal Online) pode usar a mesma senha para fazer a declaração dos rebanhos. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema da Idaron, basta entrar no site da agência, pelo computador ou celular, e cadastrar a senha”, finalizou o presidente da Idarion.

Leia Mais:

Emissões de GTA Online fecha o trimestre com 195 milhões de dólares em exportação de carne

Ministério da Agricultura publica instrução normativa proibindo uso de vacina contra a febre aftosa em Rondônia


Fonte
Texto: Toni Francis
Fotos: Arquivo Idaron
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Governo, Rondônia


Compartilhe