Governo de Rondônia
29/03/2024

QUALIFICAÇÃO

Idep seleciona alunos para primeiros cursos da Escola Móvel em Ariquemes; inscrições estão abertas

30 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Primeiros cursos da Escola Móvel serão de ajustador mecânico e de mecânico de motores a diesel com 160 horas cada

Estão abertas as matrículas para os cursos de qualificação profissional em ajustador mecânico e mecânico de motores a diesel, no município de Ariquemes. As aulas vão acontecer de forma presencial, na Escola Móvel de Máquinas Agrícolas – Educação sobre rodas. A oportunidade, totalmente gratuita, é ofertada pelo Governo de Rondônia, por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep).

A aula inaugural está programada para o dia 14 de setembro, às 9 horas, com os 60 alunos a serem matriculados nas três turmas (manhã, tarde e noite).

As inscrições podem ser feitas no site do Idep, na página do Governo, e contarão com 20 vagas mais dez cadastros reserva por turma, portanto, serão fechadas assim que se completem. O critério de seleção é por ordem de inscrição, sendo que garantem as vagas os primeiros inscritos que cumprirem todos os requisitos. Os candidatos excedentes podem ser redirecionados para outros cursos subsequentes.

CURSOS

Os cursos possuem carga horária de 160 horas, com 20 alunos em cada turma. Para ajustador mecânico, o candidato pode optar entre o turno matutino (com aulas das 7h30 às 11h30) ou vespertino (aulas das 13h30 às 17h30). E para o curso de mecânico de motores a diesel as aulas acontecem no período noturno, das 18h30 às 22h30.

A capacitação faz parte do eixo tecnológico controle e processos industriais. Para ajustador mecânico, o perfil profissional visa instruir o aluno a executar os processos de ajustagem mecânica com auxílio de instrumentos de medição. Interpretar desenho técnico, respeitando procedimentos e normas técnicas de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde. Para o curso de mecânico de motores a diesel o perfil propõe capacitar a realização de desmontagem, montagem, ajuste, testes e regulagens em motores a diesel, além da realização de manutenção e diagnósticos de falhas em motores a diesel e sistemas complementares.

REQUISITOS

Para se inscrever, os candidatos precisam atender aos seguintes requisitos: fazer o cadastro por um e-mail do Gmail, ter idade a partir de 18 anos, escolaridade mínima de Ensino Fundamental e preferencialmente ser beneficiário de programas de transferência de renda. No momento do envio dos dados, é necessário anexar um arquivo único com os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento (não pode ser CNH), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), comprovante de endereço e escolaridade.

A Escola Móvel estará localizada no estacionamento ao lado da Prefeitura de Ariquemes, parceira local da ação, no endereço: Av Tancredo Neves, 2166, Setor Institucional.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elis Ramos
Fotos: Elem Damin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Inclusão Social


Compartilhe


Pular para o conteúdo