Governo de Rondônia
Domingo, 15 de dezembro de 2019

Sobre

Governo do Estado de Rondônia

O IDEP/RO – RONDÔNIA

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – IDEP é o Órgão Gestor da Política de Educação Profissional do Estado de Rondônia, criado em dezembro de 2016 por meio da Lei Complementar 908/2016, mediante personalidade jurídica pública de Autarquia, dotada de autonomia administrativa, pedagógica, disciplinar, financeira, orçamentária e patrimonial, vinculada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação – SEDUC para atender a profissionalização junto a educação básica através dos cursos técnicos concomitantes, subsequentes e de capacitação e iniciação profissional.

O IDEP tem o propósito de oferecer à sociedade rondoniense inúmeras oportunidades educacionais gratuitas e potencialização das forças de trabalho, como marco de sustentação e fortalecimento da capacidade profissional produtiva para o desenvolvimento competitivo do Estado, sendo legítimo parceiro das políticas sócio educacionais junto ao Governo do Estado e SEDUC.

Destaques de atuação na Educação para o trabalho

O IDEP possui em sua estrutura uma unidade executora no Município de Pimenta Bueno, denominada CENTEC Abaitará. É oferecida Educação Básica do Campo, articulada na forma integrada com a Educação Profissional, através dos Cursos Técnicos em Agroecologia, Agropecuária e Agronegócio. Dessa forma se possibilita a educação no campo e o conhecimento organizado por unidades de negócios, projetos e processos dirigidos às necessidades diagnosticadas.  Tudo apoiado por unidades de conhecimento e conceito de qualidade da educação, com foco em atividades técnicas e práticas formativas.

As prioridades operacionais do IDEP estarão focadas na execução dos cursos técnicos de nível médio, articulados com a Educação Básica e cursos Técnicos subsequentes (pós-médio), também vislumbrando os cursos de qualificação profissional e treinamentos.  Todos estes processos formativos estão pautados no conceito e atuação preconizada na Educação para o trabalho e, há longo prazo, nosso Instituto também poderá viabilizar uma Educação Superior de qualidade.

Com uma infinidade de possibilidades o Instituto contribuirá para o desenvolvimento e melhoria da qualidade da Educação Básica integrada com a Educação Profissional e, para que o IDEP possa atuar dentro da independência prevista, da parceria e vínculo legal, o instituto estruturou seus planos e didáticas pedagógicas de acordo com estruturas denominadas Eixos Tecnológicos.

Dentro de cada Eixo Tecnológico, o Instituto avalia, estuda e pesquisa cada área do desenvolvimento econômico, social, político, cultural e educacional para inferir as melhores didáticas e planos pedagógicos aos cursos e treinamentos da Educação Profissional do Estado de Rondônia de forma direta ou indireta. O IDEP também cria, atualiza ou substitui os cursos, eixos e até perfis profissionais, de acordo com as necessidades e demandas do mercado.

Nesse contexto, poderá ser ofertada também a certificação de pessoas por competência, visando o credenciamento profissional para pessoas com domínio e conhecimento técnico adquirido ao longo da vida profissional e que não tiveram oportunidade de frequentar escolas técnicas (conhecimento empírico), facilitando assim a comprovação do conhecimento através da certificação profissional.

Unidades Executoras de Educação Profissional do IDEP-RO:

  • Centro Técnico Estadual de Educação – CENTEC;
  • Escola Técnica Estadual – ETEC;
  • Polos de Educação Profissional, anexos às escolas estaduais (Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio, CEEJA,s), além de ambientes em salas descentralizadas articuladas com outras instituições parceiras;
  • Instituições educacionais privadas ofertantes de educação profissional, nos limites dos serviços contratados ou pactuados com o IDEP/RO.

 


Compartilhe