Governo de Rondônia
19/04/2024

Sobre

Governo do Estado de Rondônia

O IDEP RONDÔNIA

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – Idep é uma autarquia, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, dotada de autonomia administrativa, pedagógica, disciplinar, financeira, orçamentária e patrimonial, órgão gestor da Política de Educação Profissional do Estado de Rondônia.

Criado em dezembro de 2016, por meio da Lei Complementar 908/2016, o Idep tem o propósito de oferecer à sociedade rondoniense inúmeras oportunidades educacionais gratuitas e potencialização das forças de trabalho, como marco de sustentação e fortalecimento da capacidade profissional produtiva para o desenvolvimento competitivo do Estado, sendo legítimo parceiro das políticas sócio educacionais.

O propósito do Idep é contribuir com o desenvolvimento e melhoria da qualidade da educação com a profissionalização, onde o cidadão recebe uma formação robusta, pois amplia suas oportunidades através de cursos de habilitação técnica, qualificação profissional e formação inicial, seja para o trabalho imediato, empreender o próprio negócio ou para a continuidade de estudos no Nível Tecnológico ou Superior.

Será ofertada, também, a certificação de profissional, visando o credenciamento profissional para pessoas com domínio e conhecimento adquirido ao longo da vida profissional e que não tiveram oportunidade de frequentar escolas profissionalizantes, facilitando com isso, a comprovação do conhecimento adquirido. Todos estes processos formativos estão pautados no conceito e atuação preconizada na Educação para o trabalho.

Destaques de atuação na Educação para o trabalho

O Idep possui hoje duas unidades executoras próprias e agora amplia sua atuação através das unidades móveis com o projeto “Educação sobre Rodas”. O trabalho é feito alinhado com os arranjos produtivos locais de cada município com objetivo no desenvolvimento sócio econômico do estado, a fim de proporcionar conhecimento organizado por unidades de negócios, projetos e processos dirigidos às necessidades diagnosticadas.

As ações ocorrem apoiadas no conhecimento e conceito de qualidade da educação, com foco em atividades técnicas e práticas formativas que possuem demanda no mercado de trabalho ou necessidade latente na localidade onde são ofertadas. Para que se cumpra as batalhas de ampliação da Educação Profissional, três formas de atendimento estão preparadas com esta estrutura no Planejamento Estratégico.

Centro Técnico Estadual de Educação Rural – CENTEC Abaitará, localizado na área rural do município de Pimenta Bueno oferece Educação Profissional articulada com Educação Básica do Campo na forma integrada ao Ensino Médio, concomitante e subsequente com os Cursos Técnicos em Agroecologia, Agronegócio e Agropecuária, bem como cursos de qualificação profissional e formação inicial.

A Escola Técnica Estadual – ETEC está situada em Porto Velho, onde compartilha o espaço físico com a Escola Estadual Orlando Freire e mais salas descentralizadas em sete escolas estaduais na capital. Atualmente oferta cursos de qualificação profissional e formação inicial de forma remota nos três turnos diários com abrangência em todos os municípios do estado, e em breve iniciará cursos técnicos de nível médio nas formas concomitante e subsequente.

As unidades móveis “Educação sobre Rodas” são estruturas móveis que proporcionarão a interiorização através de tecnologia de ponta com laboratórios completos. Por meio delas serão oferecidos cursos técnicos e de qualificação profissional que contemplam os seguintes eixos tecnológicos: Produção Alimentícia (que terá aulas sobre Panificação e Confeitaria); Processamento de Pescado (com curso de Piscicultura e Frigorífico); Ambiente e Saúde (com aulas de Imagem Pessoal); e Processos Industriais (com curso de Manutenção de Máquinas Pesadas).

Metas

O Governo de Rondônia, através do Idep, atua na expansão da educação profissional dentro do Planejamento Estratégico 2019/2023 para contribuir na implementação da política de desenvolvimento do Estado, com proposta de ofertar mais de 15 cursos de Habilitação Técnica que serão desenvolvidos em aproximadamente 120 turmas em todo Estado. Nessa mesma esteira, vai oportunizar, também, o incremento de cursos de qualificação profissional e formação inicial em mais de 100 cursos diferentes de formação, nas diversas regiões do Estado, proporcionando consequentemente a elevação de empregabilidade, oportunidade de empreender, além de geração de renda e melhoria no desenvolvimento social e econômico dos 52 municípios do Estado de Rondônia, com o fortalecimento da capacidade produtiva do Estado através da qualificação da mão-de-obra.


Compartilhe


Pular para o conteúdo