Governo de Rondônia
25/04/2024

GENEROSIDADE

Idosos da Casa do Ancião de Porto Velho se alegram com árvores e decoração de natal doadas pela comunidade

15 de dezembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

enfeites-de-natal-casa-do-anciao-fotos-admilson-knightz-em-14-12-6

Idosos estão se divertindo com a decoração natalina

Eles desejavam uma, mas chegaram várias árvores de Natal, pequenas, médias e grandes e pela primeira vez a decoração natalina da Casa do Ancião São Vicente de Paulo, em Porto Velho, conta com um presépio. Luzes, balões, bonecão de neve e caixas de som no ritmo da época completam o cenário especial.

A decoração é fruto da solidariedade daqueles que atenderam ao chamado da campanha realizada pelas redes sociais para deixar o Natal mais feliz para os 32 idosos da instituição. Segundo a assistente social Tânia Nicolau, os idosos estão encantados com os enfeites.

O presépio que eles também ajudaram a montar é o que tem despertado mais atenção. ‘‘Depois de montado o presépio, eles ficaram paralisados olhando para ele, teve dois que passaram umas duas horas admirando. Foi a realização de um sonho para eles porque representa o nascimento de Cristo e para o idoso que é religioso, isso é muito importante’’, lembra a assistente.

Para ela, o sucesso da campanha é resultado de uma maior conscientização do papel do idoso na sociedade. ‘‘Eu acho que nesse ano de 2016, tudo que a gente fez para mostrar que o processo de envelhecimento é algo tão natural fez com que a sociedade enxergasse o idoso de uma forma diferente e a campanha foi um sucesso, todos os dias ainda estamos recebendo doação’’, destaca.

Maria Leite Reis, 77 anos, está encantada com a decoração e cheia de gratidão por todos aqueles que sensibilizam para deixar o Natal da Casa mais alegre. ‘‘Está tudo lindo e desejo que todos tenham um bom Natal, cheio de vida e saúde’’, disse. O mais novo amigo de Maria, Mutiele Fernandes, 95 anos, também está grato. ‘‘Está tudo muito bonito e alegre’’, conta.

enfeites-de-natal-casa-do-anciao-fotos-admilson-knightz-em-14-12-10

Maria Leite e Mutiele Fernandes ao lado do presépio montado na Casa do Ancião

Edilson Brasil da Silva, 66 anos, teve a visão prejudicada por uma catarata em estado avançado e queria de Natal, músicas relacionadas à data comemorativa. Ele teve o desejo atendido, várias caixas de som estão espalhados na área de confraternização dos idosos e ele ainda ganhou um aparelho de som.

‘‘Eu tenho um rádio pequeninho para escutar as notícias esportivas, mas agora eu ganhei um maior, pega até pen drive. É um volume doido. Do jeito que eu queria’’, conta sorrindo. Com toda os aprendizados adquiridos na vida dura e solitária de camelô, percorrendo o Brasil e até outros países da América Latina, o que Edilson deseja aos rondonienses é que façam um reflexão.

‘‘Não espere o Natal para se reconciliar com seus familiares. Desejo um Natal de paz, sem desavenças, é época de lembrar o nascimento de Jesus, de confraternização e de reunir a família’’, conta ele que recentemente através de uma reportagem na televisão conseguiu encontrar os irmãos que moram no Ceará e conversou com eles por telefone. ‘‘Se eu recuperar minha visão quero ir lá ver eles’’, conta esperançoso.

O som das músicas natalinas não encanta apenas Edilson, mas todos da Casa, Paládio Alexandre de Assis, 83 anos, por exemplo, até se anima a dançar. ‘‘Tá parecendo que este Natal será mais animado’’, conta alegre e completa. ‘‘Desejo um feliz Natal para todos e que os pais só ensinem coisas boas aos seus filhos’’, destaca.

PROGRAMAÇÃO

A programação especial ‘‘Natal do bom velhinho da Casa do Ancião São Vicente de Paula’’ teve início no dia 2 deste mês com a campanha de solidariedade para decoração, mas também incluiu dinâmicas, jogos, cantigas natalinas e atividades especiais com o apoio de parceiros.

O Mercado Nova Era, por exemplo, realizou o ‘‘Eu ainda quero’’ com a realização de bingo e entrega de presentes. Professores da escola São Luiz realizaram o ‘‘Experiência de amor’’ com canto ao som do violão. E teve mais música, através de uma ação realizada por um grupo de amigos que ao som de violino realizaram amigo oculto na instituição.

PASSEIO

Ainda está previsto na programação uma manhã de beleza nesta sexta-feira (16/12) com a colaboração do Instituto Mix. Já no domingo (18/12) os idosos participarão de um passeio turístico que terá início às 16h no aeroporto, segue para o Espaço Alternativo, Praça das Três Caixas d´Água, complexo ferroviário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) e finaliza com contemplação do Natal de Luz no Palácio Rio Madeira.

Na segunda-feira (19/12), está prevista visita a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Brigada Príncipe da Beira. No dia seguinte (20/12) haverá piquenique no entorno da igrejinha de Santo Antônio. No dia 21, os idosos participaram de missa na igreja São Tiago Maior.

CEIA

E o momento mais aguardado, a ceia de Natal, está programada para a quinta-feira (22/12), a partir das 18h, com a chegada do Papai Noel, cantata de Natal realizada por alunos da escola de música Jorge Andrade, recitação de poesia e confraternização dos aniversariantes do mês.

‘‘Nós quanto funcionários da Casa do Ancião tivemos a intenção de proporcionar através dessa programação um Natal diferente para esses idosos com a ideia de dar oportunidade para eles saírem da instituição e que pessoas viessem visitá-los e que tivesse um Natal cheio de amor que esse o espírito de Natal que a gente almeja para todas as famílias’’, afirma assistente social.

VISITA

A Casa do Ancião São Vicente de Paula é vinculada à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e tem como objetivo abrigar idosos a partir dos 60 anos que passam por abandono ou maus-tratos.

As visitas voluntárias são acompanhadas por profissionais da Casa e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Para mais informações sobre a instituição basta ligar no (69) 3216-5105 ou ainda no (69) 99944-6140 e falar com a assistente social Tânia Nicolau.

Leia mais:

Idosos pedem doação de árvore e enfeites para Natal mais bonito na Casa do Ancião, em Porto Velho

Idosos pedem árvore e enfeites para Natal mais bonito na Casa do Ancião


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Evento, Governo, Lazer, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo