Governo de Rondônia
29/03/2024

SEMANA DO IDOSO

Idosos da Casa do Ancião São Vicente de Paulo têm dia de beleza

30 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Dando continuidade as ações sociais referentes a Semana do Idoso, a Casa do Ancião São Vicente de Paulo de Porto Velho realiza nesta sexta-feira (30) um dia de embelezamento para os 32 idosos que moram na instituição. Por meio de uma parceria com o Instituto Mix, os idosos tiveram direito a corte de cabelo, manicure e massagem corporal.

Idosos da Casa do Ancião tem dia de embelezamento e massagem corporal

Idosos da Casa do Ancião tem dia de embelezamento e massagem corporal

Segundo assistente social da Casa do Ancião São Vicente de Paulo, Tânia Nicolau, esse tipo de ação social tem como objetivo resgatar a autoestima da pessoa. “Todos nós gostamos de cuidar da aparência, cortar o cabelo, fazer as unhas, fazer uma massagem. Isso faz bem para o corpo e para a alma”, disse.

Tânia Nicolau disse que é a primeira vez que a Casa do Ancião participa efetivamente com ações da Semana do Idoso. “Nosso trabalho tem como objetivo inserir o idoso na sociedade, fazer com que ele tenha independência, além dos murros dessa casa”, explicou, ressaltando que o tema da Semana do Idoso desse ano é “Envelhecer não nos torna invisível”.

Outro trabalho que a Casa do Ancião está fazendo é reaproximar o idoso da família. Tânia Nicolau explica que muitos dos que residem na casa acabaram perdendo o contato com a família. “A maioria dos idosos que vem pra cá geralmente é porque teve atritos com familiares, isso acontece porque o idoso está na sua última etapa de vida e não aceita imposições e muitas vezes os mais jovens não sabem lidar com a situação”, ressalta.

Ela cita também que familiares muitas vezes não sabem lidar com as doenças da velhice. “As famílias precisam se preparar para o processo de envelhecimento, pois faz parte de nossas vidas”, alertou. A assistente social explica que em vários casos, depois que esse trabalho teve início na Casa do Ancião, ouve uma reaproximação entre o idoso e seus familiares.

A Casa do Ancião é uma instituição ligada a secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), que atualmente atende 32 idosos, sendo 27 homens e 5 mulheres.

Leia mais:
Abrigados da Casa do Ancião visitam Mercado Central de Porto Velho e divulgam o Estatuto do Idoso


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Inclusão Social, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo