Governo de Rondônia
Quinta, 16 de setembro de 2021

TERCEIRA IDADE

Idosos de Porto Velho têm semana com oficinas, jogos, gincanas, bailes e show musical

21 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Semana do Idoso_Estael Cardoso_21.09.15_Foto_Daiane Mendonça (4)

Stael Cardoso, 83 anos, ergue o cartaz de sua equipe esportiva nos Jogos da Terceira Idade

 

Único menino entre os mais de 200 participantes do evento, Fábio Araújo, 11, estudante da 5ª série na Escola Estadual de Ensino Pré-Escolar Branca de Neve, justificou a presença: “Minha avó sempre foi nas festinhas da escola, hoje eu vim retribuir”, disse, referindo-se à cearense Noêmia Araújo Evangelista, 77.

A entrada da tocha no recinto foi idêntica à de qualquer olimpíada. Imitando a costumeira pompa, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Federação do Comércio de Rondônia abriram solenemente na manhã desta segunda-feira (21) a Semana do Idoso e os Jogos da Terceira Idade, no Sesc Esplanada.

A paraense Stael Cardoso, 83, dez filhos, 16 netos, ergueu o cartaz de sua equipe esportiva, caminhou ao redor das fileiras de cadeiras e manifestou contentamento: “Nossa festa está bonita, e eu estou muito feliz. Quando moça, eu participava da Procissão do Círio de Nazaré, agora eu só aprecio, e no dia 12 de outubro estarei mais uma vez em Belém”.

Ouvindo a conversa, Maria Tereza dos Santos, 86, levanta a voz: “Eu tenho mais que ela: são 21” – de seis filhos. “Pergunte aí o nome deles, quero ver se ela sabe de cor”, brinca Neusa Floriano, 74.

O clima de confraternização e de gestos fraternos deu o tom da festa que vai durar sete dias, na sede do Sesc Esplanada, nas praças e avenidas de Porto Velho.

Semana do Idoso_Fábio Araújo e a mãe Kilvia Araújo Evangelista_neto_21.09.15_Foto_Daiane Mendonça (6)

Fábio Araújo, com a mãe Kílvia Helena: “Minha avó sempre foi nas festas da minha escola”

“A expectativa de vida do brasileiro aumentou de 67 para quase 75 anos, e nesse sentido nos preocupamos em garantir aos nossos idosos mais qualidade de vida, com atividades ligadas ao esporte, saúde e lazer”, afirmou em mensagem o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Raniery Araújo Coelho.

“Envelhecer é uma dádiva. Essas pessoas têm habilidade e vivência”, elogiou a coordenadora de políticas de direitos humanos da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Elenilda Torres. “Que esta seja uma semana de alegres comemorações. Eu mando um beijo no coração de cada um”, disse.

O evento prestigiado pela Seas, que mantém em Porto Velho a Casa do Ancião São Vicente de Paulo, tem outros parceiros: a Pastoral da Pessoa Idosa, órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Geap Saúde e Prefeitura de Porto Velho, cujas ações unificadas visam aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016.

“CARINHOSO”

“Quem aqui conhece esta música?” – indagou no alto do palco o maestro da Banda de Música da Base Aérea de Porto Velho, tenente Fábio Canelas.

Não deu outra: a maioria cantou “Carinhoso”, composição do célebre Pixinguinha, entre 1916 e 1917, que ficou ainda mais bonita com a intervenção direta de passarinhos aninhados no alto das colunas do prédio.

O maestro não se limitou a reger. Ele também cantou e incentivou as pessoas a cantar a música de Alfredo da Rocha Vianna Filho, o gênio maior da música popular brasileira, pouquíssimo conhecido pelo nome de batismo.

“Coincidentemente, o regente da banda tem o sobrenome Canelas e veio lá de Canelas (RS)”, avisou o frenético apresentador, Tico Marinheiro. Há 40 anos trabalhando no Sesc, desde os tempos do Território Federal de Rondônia, um dos fundadores do Grupo Solidariedade, ele conserva o mesmo tom de voz, conforme relatam pessoas que o conhecem.

Depois de pedir um minuto de memorização, Tico descontraiu o público: “Todos estão convidados para o forró, a partir 14h; esse forró é reconhecido e patenteado, mais do que rapadura brasileira na China”.

Em pé, o público cantou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Céus de Rondônia, executados pela banda.

A leveza da dança cigana ganhou mais aplausos quando o apresentador mencionou nomes das integrantes do grupo. Na sequência, entraram e prestaram juramento as equipes participantes dos Jogos: Crocantes, Sol, As Maravilhas, Força da Juventude e CCI Shalon.

“No dia 24 [5ª feira] teremos a escolha da miss e do mister terceira idade de Porto Velho”, anunciou Tico entusiasmado.

Rondônia promoverá de 18 a 19 de novembro a Conferência Estadual da Pessoa Idosa.

PROGRAMAÇÃO

“Participe, traga a sua família. Esperamos por você” é o apelo da Semana do Idoso, aberta oficialmente domingo,  na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, no centro da Capital.
Terça-feira, 22, às 14h: tarde de embelezamento – corte de cabelo por profissionais do Senac, massagem, orientações de maquiagem e jogos de mesa.
Quarta-feira, 23, às 14h: vôlei adaptado, trabalhos manuais e corrida de revezamento.
Quinta-feira, 24, às 14h: show de talentos – dança, piadas e declamações.
Sexta-feira, 25, às 14h: jogos abertos – natação e basquete adaptado.
Sábado, 26, às 7h30: concentração na Praça Aluízio Ferreira. Em seguida, caminhada intergeracional pelas Avenidas Pinheiro Machado e Presidente Dutra, Rua Tabajara e Sesc. Na sequência, lanche e, às 9h30, show musical.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cultura, Educação, Governo, Inclusão Social, Lazer, Previdência, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe