Governo de Rondônia
Segunda, 01 de março de 2021

PASSE LIVRE

Idosos e pessoas com deficiência têm gratuidade nas viagens intermunicipais em Rondônia; saiba como solicitar

01 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Pessoas com idade acima de 60 anos ou com deficiência, que possuem renda mensal comprovada de até dois salários mínimos e residem no Estado de Rondônia, têm garantida, no Decreto Lei nº 1.307, de 15 de janeiro de 2004, a gratuidade no transporte terrestre intermunicipal. Trata-se do beneficio chamado de Passe Livre, cuja carteirinha é emitida pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER).

Posto de atendimento do DER no Tudo Aqui de Porto Velho

Posto de atendimento do DER no Tudo Aqui de Porto Velho

De acordo com o órgão, de janeiro de 2015 até março deste ano, foram emitidas 12.487 carteirinhas Passe Livre para idosos e 5.715 para pessoas com deficiência.

Alquivanje França, de 69 anos, esteve no Tudo Aqui, em Porto Velho, para solicitar o Passe Livre, após uma amiga lhe falar sobre o benefício. “Faço tratamento do coração e sempre tenho que me deslocar para Cacoal ou Pimenta Bueno para fazer o acompanhamento médico. Com o Passe Livre, fica muito mais fácil realizar as viagens”, destacou Alquivanje, que mora sozinha e tem renda mensal de um salário mínimo e uma despesa de R$ 300 em medicamentos. “Vou fazer uma grande economia agora, já que não precisarei pagar as viagens”, frisou.

A técnica da Gerência de Transporte do DER, Mercês Sousa, explicou que a confecção das carteirinhas é realizada somente em Porto Velho. “Os interessados que moram no interior do estado, e que possuem o perfil para adquirir o beneficio, devem procurar o Shopping Cidadão do seu município ou um dos 19 postos da Gerência de Transporte do DER localizados em diversos municípios. Feita a solicitação, os postos encaminham para a capital o requerimento com a documentação exigida para a confecção da carteirinha”, orientou.

A entrega do Passe Livre para quem mora em Porto Velho é feita no prazo de até cinco dias, e para quem mora no interior é de 15 a 20 dias. A carteirinha deve ser renovada a cada dois anos e pode ser usada em todo o estado.

De acordo com a empresa de transportes Eucatur, todos os ônibus têm destinadas quatro vagas aos usuários do Passe Livre, sendo duas para idosos e duas para pessoas com deficiência. A reserva deve ser feita até 3h antes do horário de embarque. A empresa informou, ainda, que só em Porto Velho são emitidas cerca de 40 passagens por dia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Transporte


Compartilhe