Governo de Rondônia
Segunda, 17 de maio de 2021

Expedição

II Expedição Interoceânica

18 de novembro de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

exposição interoceânicaUm grupo de empresários aventureiros partiu de Santos/SP no último dia 15 de novembro em motocicletas com destino a Maratani, eles fazem parte da comitiva da II Expedição Interoceânica Brasil – Peru.

Serão mais de 12 mil km de expedição que tem por objetivo divulgar a moderna rodovia interoceânica que proporciona integração terrestre entre os oceanos Atlântico e Pacífico, ligando Brasil e Peru. Além de estimular o turismo e mostrar a realidade sócio-econômica das regiões e estreitar os laços de amizade entre os dois países.

O consul do Peru na região Acre/Rondônia falou da satisfação em ver a expedição fazendo tanto sucesso. “É um momento muito importante onde ligamos Santos à Maratani, dois portos emblemáticos para os dois países. Assim podemos mostrar que é possível cruzar esse trecho valorizando de várias formas o turismo das regiões”. Afirmou Jesus Carranza.

Carranza lembrou ainda que ano que vem, serão comemorados 10 que os países vem trabalhando essa integração e declara que este momento promete uma agenda cheia de atividades politicas, culturais, sociais entre outras.

Um dos principais patrocinadores desta expedição, Sindnei Matos, explica que se sente privilegiado em poder apoiar um evento que vai trazer tantos benefícios para o seu país. “Além de ter vários amigos participando da expedição e ser apaixonado por motocicletas, fico muito feliz em poder contribuir para o fortalecimento dessa parceria que tanto significa para o nosso país”.

A secretária de Turismo do Acre também está acompanhando a expedição desde o início. “O governo do Acre junto com parceiros tem o intuito de divulgar e promover a rota internacional Pantanal-Amazonas-Andes-Pacífico, que começou a ser construída em 2002 e foi concluída em 2011”, esclareceu Ilmara Lima.

Para tornar a divulgação ainda mais atrativa, o grupo vem acompanhado de um baloeiro, que também faz parte da organização do evento e nas principais cidades coloca um balão a disposição da comunidade local. “Queremos difundir a ideia de que é possível viajar nesta rota com segurança e ainda explorando o turismo de aventura, cultural e o ecoturismo. Essa experiência é única, por isso trazemos o balão que representa essa viagem”, destacou Cassiano Marques.

O grupo foi recepcionado pelo governo do Estado representado pelo secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer Emanuel Nery. “Essa é mais uma ação de aproximação desses laços entre os países sul-americanos que conta com a parceria do governo da cooperação. Estamos otimistas com uma expedição desse porte que favorece o turismo e a economia do Brasil favorecendo o país mundialmente”, ressaltou.

A turismóloga da Setur, Márcia Dunice, acrescentou que a superintendência faz parte do núcleo da rota turística onde dois municípios de Rondônia foram incluídos, Ouro Preto e Guajará-Mirim. “Dessa forma poderemos explorar ainda mais o potencial turístico do nosso Estado”.

O encontro chegou ao fim com um jantar regional servido no barco da Dona Branca, a empresária que trabalha com turismo há 17 anos ficou entusiasmada em saber mais sobre a integração. “Estou muito feliz em poder perceber os resultados dessa parceria. Vejo que estamos caminhando para viver um novo momento para o turismo de Rondônia“, afirmou Eliete Barroso, mais conhecida como Dona Branca.

Além da possibilidade de desfrutar da culinária local em um ambiente peculiar, os participantes puderam dar uma volta de barco e conhecer os encantos do Rio Madeira.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa
Fotos: Rodrigo Erse
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe