Governo de Rondônia
18/04/2024

SEGURANÇA PÚBLICA

Implantação de Sistema integrado de videomonitoramento em Ariquemes recebe apoio de entidade empresarial

03 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O Governo de Rondônia inicia conversações para implantar, em Ariquemes, o sistema integrado de videomonitoramento, já instalado em outros 11 municípios do estado. Uma primeira reunião aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia), onde o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Lioberto Caetano, foi recebido pelo presidente da entidade, Francisco Hidalgo Farina (Paco).

O encontro contou com a presença do vice-prefeito de Ariquemes, Lucas Folador, e do ouvidor-geral da Sesdec, Leandro Ragnini Picoreli. O videomonitoramento deverá ser estendido aos 52 municípios rondonienses.

Confirmado o acordo de parceria, Ariquemes será a décima segunda cidade do Estado a receber o sistema. Depois da implantação, o próximo passo é a integração do sistema com Porto Velho, onde profissionais da Sesdec acompanharão tudo que acontece em todas as cidades em tempo real.

“É um novo significado à filosofia de segurança pública em Rondônia. Vamos romper com a velha prática, potencializar o serviço de inteligência com aquisição das tecnologias disponíveis no mundo moderno”, disse o secretário Caetano. Para ele, se fosse eficaz o modelo atual praticado no Brasil inteiro os índices de violência não aumentariam todos os dias como é constatado.

“O sistema (videomonitoramento) é importante porque, primeiro, a gente tem um grande banco de dados e de imagens com cruzamento de informações num centro de operações integradas em Porto Velho. Com isso, as Forças de Segurança conseguem identificar veículos pelas placas, de forma que o delegado de uma cidade, ou a Polícia Militar de uma cidade possa com base nesses cruzamentos de dados saber se determinado carro foi furtado ou não, o que vai inibir a ação de criminosos em relação a delitos como furto, por exemplo”, concluiu.

O videomonitoramento urbano é uma ferramenta utilizada pelos órgãos de segurança pública que aperfeiçoa a prevenção e repressão ao crime, atualmente em fase de atualização e expansão.

A viabilidade do programa se dá principalmente porque para cada nove câmeras instaladas, o sistema precisa de apenas um operador, que num primeiro momento deve ser um policial. Mas pode ser também um funcionário municipal. Convênio garante o treinamento ao servidor oferecido pela Sesdec.

O diferencial, em relação a outros estados que contam com sistema similar, é que em Rondônia será feita a interligação dos projetos existentes, e os que ainda serão implantados, com a central de videomonitoramento de Porto Velho.

Para o presidente da Acia, Francisco Hidalgo Farina (Paco), o estreitamento do relacionamento do governo com a sociedade tem sido algo fundamental. Paco vê na ação do secretário Caetano uma resposta positiva em relação à expectativa da população quanto à segurança pública em Ariquemes. “Considero a vinda do secretário aqui de extrema importância. Somente assim conseguiremos alcançar nossos objetivos”, disse.

O presidente da Acia ressaltou, também, a importância da contrapartida que a sociedade pode oferecer no processo de implantação do sistema. Falou ainda da interação necessária em relação à proposta que será apresentada ao governador Confúcio Moura, oportunidade em que a comunidade poderá se manifestar, seja na prestação de serviços, seja no fornecimento de informações, avalia Paco.

O vice-prefeito de Ariquemes, Lucas Folador, afirmou que a união entre o Estado, a iniciativa privada e a prefeitura de Ariquemes resultará numa ação conjunta com a sociedade, que o município não teve oportunidade de experimentar em gestões passadas no setor de segurança. “Quando o governador Confúcio propõe esse pacto, vamos sim conversar com o prefeito Thiago Flores e viabilizar o projeto, porque quem ganha com isso somos todos nós”, disse Folador.

Leia mais:
 Serviço de videomonitoramento completa um ano de funcionamento reduzindo em 90% as ocorrências em Cacoal
 Câmeras de videomonitoramento dão resultados satisfatórios seis meses depois de instaladas em Guajará-Mirim, diz PM


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valdir Alves
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Empresas, Evento, Governo, Polícia, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo