Governo de Rondônia
29/03/2024

AVIAÇÃO

Implantação de sistema que auxilia a navegação aérea garante mais segurança ao aeroporto de Cacoal

03 de julho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Foi assinada na manhã de sábado (30) a ordem de serviço autorizando o início dos trabalhos de instalação dos equipamentos de auxílio à navegação aérea (pouso e decolagem) no aeroporto de Cacoal. O investimento, de aproximadamente R$ 1,6 milhão, vai permitir a instalação do PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação), Estação Metereológica (EMS) e Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Trafego Aéreo (EPTA).

Assinatura da ordem de serviço

“Vamos por fim a esse ‘chega e não chega’ no aeroporto de Cacoal. Isso é ruim tanto para os passageiros, como para as empresas aéreas, além de prejudicar o desenvolvimento da região. A partir de agora, o aeroporto de Cacoal vai mudar de categoria. Vai deixar de se enquadrar nas Regras de Voo por Visual (VRF), para operar na Regra de Voo por Instrumento (IFR)”, destacou o governador Daniel Pereira.

“É um grande avanço que garante o desenvolvimento de Cacoal. É o terceiro aeroporto do Estado a contar com esse sistema. Isso garante mais segurança, pois podemos chegar em condições adversas, mas teremos a segurança de fazer um pouso tranquilo. Além disso, evitará os transtornos para as empresas aéreas que, muitas vezes, precisam alternar o voo por não ter condições de aterrissar em Cacoal por falta destes equipamentos”, enfatizou o piloto de aeronave, Rafael Violato.

A emenda parlamentar é de autoria do deputado federal Nilton Capixaba e foi alocada no Ministério dos Transportes, atendendo a reivindicação da população de Cacoal e de todos os municípios vizinhos, que tem o aeroporto da Capital do Café como ponto de referência.

Leia mais:

 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Cacoal recebe novo caminhão e equipamentos de proteção individual


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo