Governo de Rondônia
28/03/2024

MODERNIDADE

Implantado desde 1981, Diário Oficial de Rondônia terá nova plataforma para gerenciar publicações

31 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Criado em 1981, o Diário Oficial torna pública todas as ações do governo e demais órgãos.

Agilidade, segurança e economia. Estas são as três palavras que resumem bem a nova Plataforma de Publicação Eletrônica do Diário Oficial de Rondônia (DIOF- RO). Com o intuito de desburocratizar a administração pública, o sistema elaborado pela Gerência de Desenvolvimento da Superintendência do Estado para Resultados (EPR) passou pela fase de testes desde julho e espera data de lançamento para os servidores públicos e usuários externos fazerem uso do sistema. A expectativa, segundo o diretor do Diof, Gilson Barbosa, é que já no mês de agosto a nova plataforma seja oficialmente lançada no estado.

“Nós vamos ter uma das plataformas de publicação do Diário Oficial mais modernas do país. Enquanto alguns estados ainda usam o papel, sistemas antigos, Rondônia vai sair na frente com um sistema ágil, seguro e padronizado”, destacou o diretor.

Conhecido como o jornal oficial do estado de Rondônia, o Diof publica diariamente todas as ações do governo e demais órgãos do estado, de forma digital. Atende tanto ao público externo: empresas, entidades, autarquias, quanto ao público interno: secretarias, servidores públicos, prestando um serviço de transparência e utilidade pública.

ANTIGA FERRAMENTA

EpR apresenta nova plataforma ao secretário-chefe da Casa Civil

Segundo o diretor Gilson Barbosa, o sistema atual de publicação apresenta inúmeras falhas. O maior problema é encontrado na estrutura das publicações, que chegam com uma estética fora de padrão. “Os decretos e portarias acabam vindo com muitos erros de espaçamento e erros na estrutura. Com isso acabamos atrasando as publicações, devido ser feito um trabalho de diagramação, o que gera mais gasto de tempo e dinheiro”, afirmou o diretor.

O superintendente da EpR, Delner Freire, apresentou a nova plataforma ao secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, nessa semana. Na apresentação, também ressaltou como o desenvolvimento de sistemas tem trazido economia para Rondônia.  “Hoje temos demandas de várias secretarias e estamos atuando de forma sustentável na tecnologia da informação. Esse sistema poderá agilizar todo o trabalho de rotinas do Diof, quanto os parceiros que traziam as informações para publicação”.

Segundo Júnior Gonçalves, o Estado precisa de novos meios que facilitem as rotinas administrativas. “Os demais órgãos precisam ter conhecimento que hoje estamos na era da tecnologia, onde a praticidade e eficiência andam juntas nos novos meios de trabalho”.

TESTES NA NOVA PLATAFORMA

Os servidores Antônio Matias dos Santos Filho e Karen Cristina da Silva, que trabalham na diagramação do Diário Oficial, fizeram os testes na nova plataforma e notaram uma grande diferença. “A plataforma vai agilizar muito as publicações, já que levávamos em média de duas a três horas arrumando a diagramação. Pelos testes que fizemos, isso será feito em menos de uma hora”, destacou a chefe de distribuição do Diof, Karen Cristina.

Novo Diário terá cor e passa anexar imagens coloridas

“Os documentos serão baixados praticamente prontos e ajustados. Além disso, com a nova plataforma, o próprio sistema dá um prazo para o cliente externo pagar pela publicação no Diof, evitando publicações sem o recebimento”, ressaltou o chefe de núcleo do órgão, Antônio Matias.

 

HISTÓRIA

A imprensa Oficial de Rondônia foi criada no dia 31 de dezembro de 1981, departamento vinculado à Secretaria de Estado da Administração. Na época, o Diário Oficial de Rondônia era impresso em forma de tabloide (jornal de formato quadrado), com 96 páginas. Nele todas as ações do governo e de outros órgãos do estado se tornavam públicas à população, como forma de transparência para o contribuinte. Mas devido às dificuldades da época, as publicações ocorriam atrasadas. Anos depois, com o advento da tecnologia, o Diof migrou para as plataformas digitais, trazendo agilidade, economia e sustentabilidade.

Para saber mais, basta acessar a página do Diário Oficial de Rondônia.

Leia mais:

Com uso da Infovia, 38ª edição do Flor do Maracujá terá transmissão ao vivo


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas e Anair Celina
Fotos: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo