Governo de Rondônia
19/04/2024

AGRICULTURA FAMILIAR

Implementos e maquinários agrícolas vão fortalecer o trabalho do homem do campo e alavancar a produção no Vale do Jamari

06 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Confúcio Moura orientou as associações contempladas sobre o uso inteligente dos equipamentos e cobrou retorno positivo

Governador Confúcio Moura orientou as associações contempladas sobre o uso inteligente dos equipamentos e cobrou retorno positivo

Em mais uma ação de incentivo à agricultura familiar, o governo do estado contemplou 21 associações e seis prefeituras do Vale do Jamari e municípios vizinhos com 55 equipamentos agrícolas e dois caminhões 3/4 no valor de R$ 750 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Adelino Follador; e um trator de emenda do deputado Lúcio Mosquini. A entrega foi realizada pelo governador Confúcio Moura no sábado (4), no pátio do DER em Ariquemes.

Para o  presidente da Associação Aprugs de Ariquemes, Adeilton Pereira da Silva, o incentivo do governo oferecido aos agricultores familiares  é fundamental para a permanência do homem no campo, instigando maior produção para abastecer a cidade e, consequentemente, maior renda.

“Confúcio sabe da importância do pequeno produtor  para o desenvolvimento econômico e também sabe que sozinhos nós não temos condições de adquirir esses equipamentos. Ele acredita e valoriza a gente, e isso me faz acreditar ainda mais na agricultura familiar. Essas ações são estimulantes e  contribuem com a  nossa permanência no campo”, afirmou Silva.

A Central da Agricultura Familiar de Ariquemes foi contemplada com um caminhão 3/4  para o transporte dos alimentos produzidos pelos associados. O presidente José Martins comemorou a conquista ao receber o veículo. Ele falou que  muitas vezes, por falta de transporte, a produção era perdida e que a partir de hoje isso não vai mais acontecer.

A secretária adjunta da Agricultura disse que o governo, além de trabalhar toda cadeia produtiva, desde o café ao peixe, tem uma preocupação com as agroindústrias agregando valor a matéria-prima do agricultor por meio de incentivos com investimentos em equipamentos e disponibilização de técnicos. “E vamos continuar trabalhando para alavancar a produção rural e a economia de nosso estado”.

Representantes de associações rurais agradeceram pelos incentivos recebidos do estado

Representantes de associações rurais agradeceram pelos incentivos recebidos do estado

Na ocasião, representando os gestores municipais, o prefeito de Ariquemes, Thiago Flores, disse que a parceria com o governo e com os deputados estaduais e federais é fundamental no desenvolvimento. “A agricultura hoje é uma das bases econômicas de Ariquemes. A nossa preocupação, como gestores, é proporcionar benefícios para que o homem do campo continue produzindo e multiplique suas lavouras”.

Entre os implementos agrícolas entregues, estão perfuradores de solo, colhedoras de forragens, roçadeiras, carreta com capacidade para quatro toneladas, grades aradoras, tanques resfriamento de leite de 1 e 1,5 mil litros, arado subsolador e 2 caminhões 3/4.

Ao agradecer Confúcio pela liberação da emenda, o deputado Adelino destacou o apoio e a importância do governador para o homem do campo da diferença que faz em suas vidas. “Eu vim da roça e conheço as dificuldades e necessidade do pequeno produtor, e esses equipamentos vão ajudar na modernização do agronegócio familiar. Será um divisor de águas”, declarou.

O governador Confúcio orientou as associações contempladas sobre o uso inteligente dos equipamentos, cobrou retorno positivo ao estado com a geração de produção e riquezas em suas terras. “Incorpore tecnologia na sua produção rural e faça sua terra produzir gerando riqueza e qualidade de vida para a sua família. É com esse recurso que o homem do campo pode ter a sua casa de alvenaria, sua caminhoneta na porta para passear e investir na educação do filho”, ponderou.

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

O governador alertou os produtores rurais sobre a responsabilidade ambiental. E disse que da mesma forma como defende o desenvolvimento socioeconômico também defende, por convicção própria, a preservação ambiental. “Rondônia não precisa desmatar nenhuma árvore para crescer e gerar riquezas, pois com a recuperação das áreas desmatadas será suficiente”, afirmou.

Confúcio ainda citou as crises de água no País, como a que aconteceu em São Paulo em 2016 e agora em Brasília; a situação população da China que para respirar precisa de máscaras, consequência do desmatamento e outros fatores, como chaminés indústrias escapamentos de veículos poluentes. “O mundo pede socorro. E somos nós, humanos da safra dos séculos 20 e 21, que numa ganância insustentável estamos destruindo o nosso planeta”, desabafou.

o governador ressaltou as ações estaduais de fortalecimento à agricultura desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Agricultura (seagri), desde 2011, como a regularização fundiária, instalação de usinas de calcários, criação e incentivos às agroindústrias, instalação do Banco do Povo, incentivo à piscicultura e a parceria com o governo do Mato Grosso que possibilitou a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) de fertilizante de 8,4% para 2,1% no Mato Grosso.

“São projetos criados e desenvolvidos para que Rondônia possa ser, de fato, um estado diferenciado do Brasil, inclusive no seu crescimento”, afirmou.

Os equipamentos vão atender aos pequenos produtores rurais de Ariquemes, Alto Paraíso, Buritis, Campo Novo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Monte Negro, Cacaulândia, Governador Jorge Teixeira e Itapuã do Oeste.

Além dos presidentes de associações rurais e produtores, também participaram do evento os prefeitos e vereadores da região do Vale do Jamari e dos municípios do Governador Jorge Teixeira e Itapuã do Oeste; secretários municipais, os deputados federais Lúcio Mosquini e Marcos Rogério; e o ex deputado Tiziu Gidalias.

Leia mais:
Assinado termo de fomento para aquisição de calcário destinado à agricultura familiar
Mais Produção e Plante Mais impulsionam a produção de grãos na agricultura familiar de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Assistência Social, Capacitação, Convênios, Cultura, Distritos, Ecologia, Economia, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo