OBRAS

Inaugurada central de videomonitoramento de Cacoal; município também ganhará nova Ciretran e sinalizações de ruas

10 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Em solenidade realizada nessa quinta-feira (9), na Câmara de Vereadores de Cacoal, foi inaugurada a Central de Videomonitoramento, que a princípio contará com dez câmeras de vídeo, com qualidade Full HD, mas a central tem capacidade para comportar, futuramente, até 26 câmeras. Os equipamentos propiciam uma visão de 360º.

Sistema de Videomonitoramento foi apresentado às autoridades

Além da imagem nítida em uma distância de até 300 metros, as câmeras permitem visualizar, de forma geral, uma área superior a mil metros de distância.

“A Polícia Militar está presente em todos os 52 municípios de Rondônia, e ainda em 34 distritos. Podemos dizer que é a instituição que está mais ramificada e presente em todo o estado. E Cacoal tem se destacado, principalmente na prevenção dos crimes. O videomonitoramento vem para fortalecer o serviço da Polícia Militar na cidade”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ênedy Dias.

CIRETRAN

Também nessa quinta-feira, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) assinou a ordem de serviço para a construção da nova sede da Circunscrição Regional de Trânsito em Cacoal, e ainda celebrou convênio para a sinalização de trânsito.

A ordem para início da construção das novas instalações da Ciretran do município foi assinada no período da tarde, no auditório do Tribunal de Contas. O investimento será de R$ 3.660.170,42, recursos próprios do Detran-RO.

A edificação terá aproximadamente três mil metros quadrados de área construída e será dividida em dois pavimentos, contando com amplos salões de atendimento, com atenção especial à acessibilidade, e ainda auditório com capacidade para 100 pessoas. A nova sede oferecerá duas vias de acesso aos usuários, o que garantirá melhor atendimento e fluxo de pessoas e veículos. O acesso principal será pela rua Ji-Paraná e o segundo pela rua Padre Adolfo.

“Este é um projeto inovador, planejado já pensando nas futuras necessidades de Cacoal e região. Cacoal conta hoje com uma demanda de 57 mil veículos, mas nosso planejamento já via o amanhã”, ressaltou o diretor-geral do Detran, José Albuquerque.

Na mesma solenidade, foi celebrado o convênio entre o Detran e a prefeitura para implantação da sinalização horizontal, vertical, complementar e faixa elevada de travessia de pedestres. Os serviços de sinalização atendem ao Código de Trânsito Brasileiro, e também para uniformizar os usos e colocações de elementos de sinalização.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin