ESPORTE ESCOLAR

Inaugurada quadra poliesportiva da escola Custódio Filho, em Alto Paraíso

28 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Confúcio destacou que a quadra é de toda a comunidade

“A formação de esportistas começa na infância, e a educação física nas escolas é parte fundamental desse processo. Com esse espaço, os alunos passam a ter uma rotina mais dinâmica”. Foi o que disse o governador Confúcio Moura na inauguração de uma ampla e moderna quadra poliesportiva coberta na Escola Estadual Custódio Gabriel Filho, no município de Alto Paraíso, na tarde de sexta-feira (25).

A quadra poliesportiva é equipada com arquibancadas laterais, vestiários e banheiros (masculino e feminino), traves para atividades de futsal, suportes e redes para práticas de voleibol, tabela para jogos de basquetebol e outros instrumentos. O investimentos foi de mais de R$ 713 mil, repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao governo estadual.

Confúcio também chamou a atenção para subutilização do espaço. Para ele, o espaço deve ser utilizado pelos alunos da escola para prática esportiva e cultural, e também disponibilizada à comunidade para realização de festas regionais, aniversários e casamento. “Esta obra majestosa estou entregando ao povo de Alto Paraíso. Não é mais do governo, é do povo”, enfatizou.

O secretário adjunto de Estado de Educação, Márcio Félix, falou da importância dos investimentos do estado na área da educação para melhorar as condições de trabalho dos professores e de aprendizagem para os alunos e parabenizou a escola pelo avanço pedagógico, atingindo a meta de 5,4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), proposta para o ano de 2015.

A escola atende a dez turmas, do 2º ao 6º anos do Ensino Fundamental, com uma demanda aproximada de 300 alunos, nos turnos matutinos e vespertinos.

A professora de educação física, Susane Nogueira, contou que trabalhava as atividades recreativas fora da escola, no bosque municipal, porém surgia pouco efeito na vida esportiva dos alunos. “Com a nova quadra, os projetos  serão desenvolvidos  visando à qualidade  e a participação dos alunos no Jogos Escolares de Rondônia (Joer)”, lembrou.

inauguracao-da-quadra-poliesportiva-2

Alunas Ana Beatriz e Mariana disseram que esperavam ansiosa a inauguração da quadra

As alunas do 4º ano, Ana Beatriz e Mariana Valentin, disseram que esperavam ansiosas pela entrega da quadra para jogar vôlei, basquete e também brincar com os colegas.  “Não precisamos mais sair de nossa escola para fazer a recreação esportiva. Agora temos uma quadra linda e completa”, declarou Mariana.

Para o diretor Valmir Batista de Souza, o espaço físico da quadra é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, possibilitando   o desenvolvimento das potencialidades e das habilidades  motoras, cognitivas ou sócio-afetivas dos alunos e integrantes da comunidade em geral.  “Vamos incentivar novas práticas culturais e esportivas. Queremos em 2017 nossos alunos participando do Joer. Há uma grande expectativa pela comunidade”, observou.

Além da comunidade escolar, lideranças locais também participaram do evento, como os deputados estaduais Adelino Follador,  Alex Redano e Léo Morae; o prefeito, Marcos Leghi, o secretário de Planejamento da região do Vale do Jamari, Ezequias Miranda; e a coordenadora regional de Educação, Núria Saguê.

Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David

Assistência Social, Capacitação, Educação, Esporte, Evento, Inclusão Social, Infraestrutura, Lazer, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade