Governo de Rondônia
Terça, 13 de abril de 2021

DIA DE LER. TODO DIA

Inaugurada Sossegoteca para encontro de escritores regionais e estímulo à leitura entre estudantes de Rondônia

21 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Local é destinado a interação entre estudantes e escritores da região

Local é destinado a interação entre estudantes e escritores da região

Dentro da maior campanha mundial pela leitura, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) de Rondônia inaugurou nesta quarta-feira (21) a Sossegoteca, no primeiro andar do Edifício Rio Guaporé, bairro Pedrinhas, em Porto Velho.

O espaço pertence ao Complexo Rio Madeira, sede do governo estadual, e se destina a conversas diárias entre escritores regionais e alunos das redes pública e privada de ensino.

“Precisamos tornar nossos escritores e poetas mais conhecidos dentro do próprio estado; e incentivar a divulgar obras literárias de pessoas tão valorosas”, disse a coordenadora do Núcleo do Livro Didático, Biblioteca e Sala de Leitura, Gerdalva Vasconcelos.

Para a gerente de Controle, Avaliação e Estatística da Seduc, Aparecida Meireles, a campanha Dia de ler. Todo dia, à qual Rondônia aderiu, tem especial destaque, pois as Coordenadorias Regionais de Ensino (CREs) adotaram trabalhos nesse sentido desde 2015. “Todas as escolas [430 ao todo] se mobilizaram para o evento”, ela comentou.

Coube à técnica Vanderleia da Silva organizar a Sossegoteca com aval de Aparecida e da superintendente de Gestão e Gastos Públicos, Isis Queiroz. Nesta quarta-feira compareceram ao espaço os escritores Anísio Gorayeb e Yedda Borzacov; e a bibliotecária Glória Valladares, criadora do projeto Leitura no Sítio.

As atividades do Dia de Ler. Todo Dia concorrerão a prêmios na primeira fase, com critérios e seleção de escolas na escala de zero a cinco pontos. Cada Coordenadoria Regional de Ensino indicará dois projetos escolares de sua jurisdição. A divulgação do resultado preliminar ocorrerá no dia 30 deste mês.

Segundo Gerdalva Vasconcelos, a análise dos projetos classificados será feita pelo Núcleo do Livro Didático da Seduc; e no dia 9 de novembro, em Porto Velho, haverá a premiação aos três primeiros colocados. “Além do prêmio, escolas vencedoras receberão certificados e medalhas como estímulo à participação no projeto”, disse a coordenadora.

fotos-espaco-sossegoteca-seduc-fotos-admilson-knightz-em-21-09-1

Gerente de avaliação da Seduc, Aparecida Meireles

A campanha pela leitura começou no âmbito da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, cidade de 242 mil habitantes, segundo o Censo 2010, na região da Grande São Paulo, e se estendeu pelo País e pelo mundo.

O blog da campanha postou nessa terça-feira (20) três personagens de Rondônia, entre os quais o tenente-coronel Charlon da Rocha Silva, diretor de Finanças da Polícia Militar, que aparece lendo o livro Quem pensa enriquece [Editora Fundamento]; e Napoleon Hill, autor que acompanhou de perto a ascensão das 500 maiores fortunas do mundo.

O escritor conviveu com alguns mitos mundiais, entre os quais, Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller, encontrando neles 15 características comuns de grandes vencedores.

 Leia mais:

Veja o site do Projeto Dia de Ler.Todo dia  
Projeto incentiva leitura diária entre educandos em Rondônia
Colégio Tiradentes da PM une livros, gibis, cordel e cinema mudo no distrito de Jacy-Paraná
Lançado em Porto Velho projeto que incentiva leitura entre estudantes


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Admilson Knigthz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Evento, Governo, Legislação, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe