MUNICÍPIOS

Inaugurado bloqueteamento do Feirão do Produtor em São Francisco do Guaporé

03 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Tereza diz que antes a feira ocorria na rua e que era perigoso.

No último domingo, os feirantes do município de São Francisco do Guaporé utilizaram, pela primeira vez, a estrutura do Feirão do Produtor, que aguardava o bloqueteamento para sua inauguração. O Governo de Rondônia executou a obra em convênio com a prefeitura de São Francisco, com emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, do deputado Hermínio Coelho.

A feirante Tereza Nszyurnski, de descendência russa e moradora no km-5 da Linha 28, disse que o espaço é bom porque concentra os vendedores num local seguro. “Antes, os feirantes trabalham na rua, com motocicletas passando entre todos”, acrescentou.

Noemi Rodrigues comercializa quiabo, limão, colorado, mandioca entre outros produtos de seu sítio no km-100 da BR-429. Noemi também reclamou que o antigo local da feira (rua Chico Mendes) era inadequado e que representava perigo aos trabalhadores. Para Geane Duarte Carvalho, o Feirão do Produtor criará identificação maior entre os comerciantes e população que tem o costume de ir à feira adquirir produtos frescos e de qualidade garantida.

O diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, agradeceu a prefeita de São Francisco do Guaporé, Gislaine Lebrinha, pela dedicação para a liberação das emendas e convênios com o Governo de Rondônia. “O governador Confúcio Moura libera as emendas, entretanto as prefeituras precisam entregar as documentações necessárias, e São Francisco tem agilidade neste aspecto”, declarou.

O presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, destacou que em Rondônia os deputados estaduais têm o privilégio de trabalhar com R$ 3 milhões de emendas por ano, cada um. Maurão afirmou que os recursos são revertidos em benefícios para os municípios.

O deputado Luizinho Goebel entende o investimento no Feirão do Produtor é o reconhecimento ao homem do campo. Ele entende que o projeto fortalecerá a agricultura no município.

Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento