Inaugurado refeitório do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Ariquemes

01 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O Governador Confúcio Moura inaugurou nessa segunda-feira (29) o novo refeitório e cozinha do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Ariquemes (Ceejaar). O evento foi aberto com uma apresentação musical em Língua Brasileira de Sinais (Libras), pelo aluno do 3º ano noturno, Amauri Barbosa, surdo, fluente na língua de sinais.

Governador Confúcio na inauguração do refeitório do Ceejar

Atualmente o Ceejaar atende a 2.086 mil alunos com o Ensino Fundamental e Médio pelo sistema modular e seriado semestral. A reforma e ampliação da cozinha e do refeitório  foram feitas com recursos do Programa de Apoio Financeiro às Escolas (Proafi Adicional), no valor de aproximadamente R$ 148 mil.

Para a estudante Ester Andrade, a praça de alimentação ao ar livre é legal, porém o sol ou a chuva atrapalhavam na hora das refeições, então eles ficavam pelos corredores da escola. “Vamos aproveitar bastante esse novo espaço, além de fazermos nossa refeição, o espaço vai servir para estudar também”.

De acordo com a diretora, Francismar dos Santos, os alunos lanchavam em pé ou sentados em bancos improvisados nos corredores da escola. “A entrega do refeitório à comunidade escolar é uma conquista imensurável, uma vez que essa obra nasceu de um sonho, uma reivindicação  das necessidades dos alunos observadas pelos professores no dia a dia”.

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. Com  essa frase de Fernando Pessoa,  Francismar agradeceu ao governador Confúcio Moura, ao deputado estadual, Adelino Follador; à secretária de Educação, Fátima Gavioli; e à representante da Educação no Vale do Jamari, Núria Sagué, pelo empenho para que a reforma e ampliação da cozinha e refeitório acontecessem.

“Parece muito discurso, muita gente para pouca coisa, a inauguração de um simples refeitório. Mas para o aluno que não tinha conforto para fazer as suas refeições, é muito, e assim vamos fazendo em todo estado, uma hora substituímos a parte elétrica, depois a climatização progressiva das escolas, e assim vamos trabalhando. Estamos perseguindo ideais, sonhos de melhoria na educação de nosso estado”, disse Confúcio.

Aluna

Aluna Ester Andrade disse que vai aproveitar bastante a praça

O governador pediu aos  diretores das escolas  para que insiram peixe duas vezes por semana na merenda escolar. “Além de fazer bem para a saúde, aumenta a renda do produtor de peixe no estado”, enfatizou.

O governador aproveitou a ocasião que diretores de todas as escolas de Ariquemes estavam presentes para conclamar  a união no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. De acordo com ele, dois minutos em cada aula são suficientes para conscientizar os alunos do perigo, e transformá-los em agentes multiplicadores da informação, para que, além de vigiar suas casas, também orientem os vizinhos sobre como cuidar do seus quintais.

As agentes de alimentação, Leonora Cespedes, Suely de Lima e Terezinha do Carmo comemoraram o novo espaço. “É nossa vida na escola. É o ambiente que trabalhamos e ficamos a maior parte do tempo. É importante que seja assim, amplo e arejado”,  ressaltou Suely.

Ex-aluna

Ex-aluna Ivanete recebeu homenagem pelo esforço em voltar a estudar

Os diretores do Ceejaar ainda prestaram homenagem à ex-aluna, e atual servidora da educação, Ivanete Alves do Santos, que cursou o Ensino Fundamental na instituição, e depois de casada, com dois filhos, retornou e concluiu o Ensino Médio em nove meses, pelo sistema modular; cursou faculdade de matemática e fez duas pós-graduações.

“Eu percebi que precisava voltar a estudar depois de casada, com dois filhos, no momento em que minha filha me pediu para ajudá-la na tarefa escolar, e eu não sabia nada. Nesse momento me matriculei no sistema modular, concluí o ensino em menos de um ano, e não parei mais de estudar. Eu vou fazer mestrado e doutorado”, ressaltou Ivanete.

Além da comunidade escolar, lideranças políticas locais participaram do evento, a exemplo dos deputados estaduais, Adelino Follador, Saulo Moreira e Alex Redano; o prefeito Lorival Amorim; a secretária de Planejamento  da  região do Vale do Jamari, Rosiliane Matias dos Santos; a coordenadora regional de Educação, Núria Sague; delegado regional, Thiago Flores; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ênedy Dias; o secretário de Estado de Segurança Pública, Defesa e Cidadania, Antônio Carlos dos Reis, entre outras.

Texto: Suelly David
Fotos: Stanismar de Senna Brito

Assistência Social, Capacitação, Convênios, Cursos, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade