Governo de Rondônia
Domingo, 21 de abril de 2019

DESCENTRALIZAÇÃO

Inclusão de Rondônia como rota estratégica de turismo é discutida durante visita do ministro Marx Beltrão a Porto Velho

05 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Ministro do Turismo agradeceu recepção em Porto Velho

Ministro do Turismo agradeceu recepção em Porto Velho

‘‘Quero agradecer as boas-vindas que recebi. Visitei o Memorial Marechal Rondon e a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e percebi a hospitalidade e a forma carinhosa que recebem os seus visitantes. Esse é o grande patrimônio que vocês têm, e nós fazemos questão de divulgar. Podem ter certeza que o turismo em Rondônia será tratado como prioridade’’, disse o ministro do Turismo Marx Beltrão, durante a apresentação do Plano Brasil + Turismo lançado para todo o País.

O evento que aconteceu na manhã desta sexta-feira (5) em Porto Velho reuniu gestores públicos e representantes de setores de fomentação do turismo de Rondônia. Durante solenidade, o ministro destacou que o turismo é uma das principais fontes de geração de emprego e renda e que Plano Brasil + Turismo trará desburocratização para o setor. ‘‘Uma das medidas é implantação do visto eletrônico e outra a conectividade aérea’’.

Segundo o ministro, o Brasil possui apenas quatro companhias áreas em operação na aviação civil, 130 aeroportos em operação e 60 ociosos. ‘‘É preciso abrir mercado para outras companhias’’, disse. É o que também defende o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira. ‘‘ Nós não temos um sistema de transporte aéreo que ligue rapidamente as cidades da região Norte e o que tem é muito caro’’, avalia.

PROMOÇÃO DA AMAZÔNIA LEGAL

O superintendente de Turismo de Rondônia, Júlio Olivar, defende a descentralização do investimento em turismo, antes mais restrito ao Sudeste e Nordeste do país. ‘‘O Sul e Amazônia Legal ficava aquém dos espaços de divulgação do turismo, a vinda do ministro aqui em Rondônia para anunciar a descentralização dos recursos tem uma importância muito grande’’, considera.

O ministro garantiu que dará enfoque a fomentar o turismo em Rondônia. ‘‘Nós temos no estado de Rondônia cerca de R$ 26 milhões em obras contratadas com o Ministério do Turismo. Para nós, que estamos no governo federal, dá gosto de investir onde nós sabemos que as ações vão acontecer. Então tenha certeza que todos os investimentos que vamos fazer em Rondônia vamos tratar com total prioridade’’, garantiu o ministro ao destacar que o Plano de Promoção da Amazônia Legal como destino turístico foi lançado em Rondônia.

Para o superintendente é preciso resgatar a Amazônia Legal a qual Rondônia faz parte como destino turístico. ‘‘Nós estamos perdendo espaço para regiões próximas a nossa como Cusco e Machu Picchu, sendo que Rondônia é um estado possui uma rica biodiversidade. Temos grandes eventos culturais como o Duelo da Fronteira. Aqui em Porto Velho temos o Memorial que em um ano já recebeu 15 mil visitas e nós vamos ampliar agora em maio o número de municípios considerados turísticos em Rondônia’’, afirma.

Leia mais notícias sobre o 14º Fórum de Governadores da Amazônia legal

 


Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Economia, Evento, Fórum da Amazônia Legal, Governo, Rondônia, Turismo


Compartilhe