PISA

Inep reúne técnicos para avaliar escolas

04 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou na semana passada, em Brasília, uma reunião com o presidente do INEP, Chico Soares, e técnicos do Inep, com todos os técnicos interlocutores dos estados.

Soares agradeceu aos estados pela parceria e reforçou a importância dos estados repassarem às escolas, a importância do Programme for Intenational Student Assessment (Pisa) – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – que os estudantes que irão participar da avaliação, estarão representando o Brasil e, dependendo do seu desempenho, será a “cara” do Brasil. Segundo ele, o Pisa não é um teste simples, porque exige muita leitura, mas conta com os estados para visitar todas as escolas e trabalhar a importância do PISA.

Chico Soares, presidente do Inep, se reuniu com técnicos interlocutores dos estados

Vale ressaltar que é uma avaliação sigilosa e não serão identificados os estudantes participantes e nem o resultado será divulgado por escola. Aparecerá, apenas, o resultado geral, como por exemplo, o resultado do Pisa no Brasil.

A subgerente do SAE/GE/Seduc, Aparecida Meireles, participou da reunião e disse que o  Programa Internacional de Avaliação de Estudantes é uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.

O programa é desenvolvido e coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em cada país participante há uma coordenação nacional. No Brasil, o Pisa é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Meireles afirmou que em 2015, a aplicação do Pisa será 100% por meio do computador, com foco em Ciências. Novas áreas do conhecimento entram nas avaliações: Competência Financeira e Resolução Colaborativa de Problemas. No Brasil, a realização do Pisa ocorre no mês de maio para estudantes selecionados de todos os estados. A avaliação vai envolver, aproximadamente, 33 mil estudantes nascidos no ano de 1999, matriculados a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, distribuídos em 965 escolas. As informações contextuais serão coletadas por meio de três tipos de questionários: Questionário do Aluno, Questionário do Professor e Questionário da Escola. Responderão o questionário do Professor, somente os profissionais da área de Ciências.

Os estudantes serão avaliados em três domínios: Letramento Científico, Leitura e Matemática.

LETRAMENTO

O Objetivo da Avaliação é produzir indicadores que contribuem para a discussão da qualidade da educação nos países participantes  e permitir a comparação da atuação do estudante e do ambiente de aprendizagem entre diferentes países.

Em Rondônia, foram contempladas 29 escolas, sendo: 02 da Rede Municipal, 24 da Rede Estadual e 03 da Rede Privada, distribuídas em 16 Municípios em todo o Estado. Dessas, 16 estão localizadas em Porto Velho.

O critério de escolha dessas instituições foi por meio de sorteio, realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Da mesma forma será a escolha dos estudantes. Após as instituições informar os nomes dos estudantes nascidos do dia 01/01/1999 a 31/12/1999, será realizado outro sorteio, sendo que o número de participantes por escola será de no mínimo 02 e no máximo 42 estudantes.

Antes da avaliação, a Seduc, enviará para todas as instituições, o material impresso de divulgação do PISA, a ser enviado pelo INEP,  para fins de divulgação e/ou orientação. Mesmo assim, as instituições poderão acessar o referido material que se encontra disponível no sitio do INEP,nos links abaixo, respectivamente,  a Cartilha Escolar, Cartilha Estudantil e o Cartaz PISA/2015.

Cartilha Escolar: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2015/cartilha_PISA_2015.pdf

Cartilha Estudantil:

Cartaz PISA/2015: