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EDUCAÇÃO BÁSICA

Inep tem novo painel com desempenho de escolas públicas

23 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Os gestores escolares que desejam ter acesso aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) devem acessar o novo painel do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que estão disponíveis desde a última sexta-feira (20).
O portal é destinado às escolas públicas que tiveram divulgação de resultados na última edição do Ideb (2013).
O Governo do Estado de Rondônia tem utilizado os resultados do Ideb para traçar estratégicas pedagógicas que possam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no Estado. Além dos resultados do Ideb, divulgados ao longo das cinco edições do indicador, os interessados podem conferir informações coletadas pelo Censo Escolar da Educação Básica e novos indicadores criados pelo Inep. O objetivo é explicitar às escolas o contexto social em que estão inseridas e mostrar que, independentemente das condições do alunado, é possível ter bons desempenhos, apesar de os esforços para isso serem muito diferentes. Cada escola pode conferir sua situação em relação a quatro novos indicadores criados pelo Inep: de nível socioeconômico (Inse), de adequação da formação docente; de esforço docente, e de complexidade da gestão escolar.

O primeiro é a média do nível socioeconômico dos alunos de cada escola, distribuídos em sete níveis (sendo 7 o mais alto). O indicador é calculado com base nas informações fornecidas pelos alunos no preenchimento do questionário contextual da Prova Brasil.

Os outros três indicadores foram criados com base nas informações prestadas pelas escolas ao Censo Escolar. O indicador de adequação da formação docente é a proporção de professores de cada escola que possui a formação adequada para a disciplina que leciona, nos termos da lei.

Por fim, a complexidade de gestão foi traduzida por meio de quatro características da escola: porte (número de alunos matriculados); número de turnos de funcionamento; complexidade das etapas ofertadas pela escola e número de etapas/modalidades oferecidas.

Os dados permitem que as escolas se comparem não só com as escolas do mesmo município ou estado – como hoje é possível por meio dos dados divulgados – mas também a partir de características semelhantes: localização, dependência administrativa ou indicadores de complexidade de gestão e nível socioeconômico.


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Fonte
Texto: Assessoria Seduc
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


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