Governo de Rondônia
28/03/2024

MODERNIZAÇÃO

Informações que serão unificadas em Observatório online começam a ser levantadas nos órgãos estaduais

03 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Para iniciar a construção de indicadores, gerar e cruzar informações gerais sobre diversos aspectos do Estado de Rondônia e disponibilizá-las em uma plataforma online para o acesso de qualquer pessoa, representantes das áreas de Tecnologia da Informação dos órgãos estaduais e da empresa responsável pela implantação da plataforma reuniram-se na última semana com a coordenação do projeto o Observatório, instalada na Secretaria do Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), em Porto Velho.

Na reunião, a primeira desde a assinatura do contrato do governo estadual com a empresa, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre como as informações geradas no âmbito de cada instituição irão migrar para o sistema e de que forma será feita a implantação.

Representantes das áreas de Tecnologia da Informação dos órgãos estaduais e da empresa responsável pela implantação da plataforma reuniram-se na última semana em Porto Velho

Representantes das áreas de Tecnologia da Informação dos órgãos estaduais e da empresa responsável pela implantação da plataforma reuniram-se na última semana em Porto Velho

O projeto foi idealizado a partir da institucionalização da Política Estadual de Desenvolvimento Regional (PEDR) com o objetivo de melhor monitorar e avaliar os planos, programas e ações desta política por meio do intercâmbio de informações com os demais órgãos, entidades da administração indireta, organizações da sociedade civil, municípios, entre outros.

Também será possível por meio do Observatório que o cidadão usuário realize pesquisas que respondam, por exemplo, questões como a quantidade de municípios/estados de faixa de fronteira; a renda per capita por município/estado em determinado ano; o valor disponibilizado para municípios/estado em determinado ano.

IMPLANTAÇÃO

O gerente de Informativa da Sepog, James Melo, ressaltou a necessidade da parceria e cooperação de todos para que o sistema alcance o objetivo proposto. Ele destacou que a eficácia e a eficiência da ferramenta já são comprovadas em outros estados.

Na abertura do encontro, o gerente do Observatório, Jorge Ugalde, destacou a importância da plataforma que representa um produto para o estado e uma das principais demandas do governador Confúcio Moura.

Segundo o representante da TOQ-Soluções, Anderson Silva, neste primeiro momento é importante que todas as instituições disponibilizem suas bases de dados e informações para que se inicie o tratamento dos dados, definição de indicadores para disponibilização da plataforma. “As informações serão cruzadas com o objetivo de responder os questionamentos da população sobre o estado. As perguntas se renovam e desta forma a geração de novas informações será constante”, explicou.

Leia Mais:

Mais quatro municípios rondonienses firmam parceria com o governo estadual para o Observatório de Despesa Pública

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Empresas, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo