TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO

Infovia de Rondônia obtém aumento do potencial de serviço

22 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Confúcio Moura reúne-se com o presidente da Telebrás Jorge Bittar.

Aumentar a velocidade e a abrangência nas estruturas de comunicação por voz, imagem e dados no Estado de Rondônia foi a principal pauta das reuniões do governador Confúcio Moura na quarta-feira (20) em Brasília, com o ministro da Defesa, Jaques Wagner, e o presidente da Telebrás, Jorge Bittar.

Na Telebrás, o governador requisitou informações da interligação dos cabos no estado e foi apresentado um mapa pelo diretor técnico operacional da empresa, Paulo Kapp, que demonstrou o funcionamento das torres de transmissão em um percurso que vai de Vilhena a Porto Velho.

Confúcio Moura enfatizou as crescentes demandas de telefonia e dados do estado que não estão sendo supridos e explicou o objetivo de levar conexão de internet à totalidade de Rondônia. “Quero levar os modernos meios de comunicação a áreas isoladas da Amazônia, e também levar educação, oferecer aulas virtuais a comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas”, disse.

O presidente da Telebrás, Jorge Bittar, falou da elaboração de um plano de trabalho, com um cronograma de expansão unificado com os projetos da Telebrás e da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Detic). Paulo Kapp ficará responsável por receber as informações e tratar na Telebrás as resoluções necessárias.

Foi solicitado pelo assessor técnico do Detic, Fábio Folly, um incremento na banda de dados para o estado de Rondônia. O pleito foi prontamente atendido pela Telebrás. “De imediato já subiram o nosso link para um giga, fato que é bastante valioso para Rondônia, pois atualmente nos é fornecido pela companhia 40 megas. Somando tudo que nos é fornecido não supera um giga”, explicou.

O governador Confúcio Moura com o ministro da Defesa Jacques Wagner.

Em seguida, o governador Confúcio Moura encontrou-se com o ministro Jaques Wagner e demonstrou a importância de interligar o sistema fibra ótica das Forças Armadas com o sistema do governo de Rondônia. Essa interligação não terá qualquer custo às partes.

“Com essa parceria economizaremos recursos federais e estaduais e ainda melhoraremos a segurança na fronteira, além de auxiliar na educação. É uma integração fantástica, realmente um novo marco na história do Brasil”, comemorou.

A rede de fibra ótica tem por objetivo interligar todos os órgãos da administração estadual, direta e indireta, e órgãos de apoio direto à execução governamental. Além de 419 escolas estaduais, 13 Coordenadorias Regionais de Ensino e 187 unidades da Polícia Militar entre outros.

Também participou da reunião a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel.

Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes