Governo de Rondônia
28/03/2024

GESTÃO PUBLICA

Infovia e Plano de Desenvolvimento Sustentável colocam Rondônia entre os seis finalistas ao Prêmio Excelência em Competitividade     

12 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia é um dos seis estados finalistas ao Prêmio Excelência em Competitividade – Destaque Boas Práticas promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), instituição fundada em 2008 em São Paulo que tem a missão de desenvolver líderes públicos empenhados em promover mudanças transformadoras mediante eficácia da gestão e melhoria da qualidade das políticas públicas.

As iniciativas do governo estadual selecionadas ao prêmio foram o Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável (PDES), um plano com 28 programas e 157 projetos para execução em médio e longo prazo, e a Infovia, infraestrutura de comunicação em fibra ótica que está possibilitando qualidade na gestão e melhoria da prestação de serviços públicos.

Rondônia é o único estado com duas propostas na fase final. Os demais estados na final são Espirito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraná.

Os organizadores do prêmio receberam mais de 100 inscrições. Os projetos de Rondônia receberam mais de 10 avaliações para chegar a esta fase. A notícia foi dada ao governador Confúcio Moura pela equipe do Prêmio Excelência em Competitividade, que fará a premiação aos três vencedores no dia 20 de setembro, na B3, antiga sede da Bovespa, em São Paulo.

Na mesma ocasião, o Centro de Liderança Publica irá divulgar o 6º Ranking de Competitividade dos Estados, com notas que variam de 0 a 100, onde 0 representa a pior nota e 100 e melhor nota. São 10 os pilares que compõem o ranking: infraestrutura, capital humano, educação, solidez fiscal, segurança pública, sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental, inovação, eficiência da máquina e potencial de mercado.

As melhores notas obtidas por Rondônia foram na segurança publica (73,0), que considera mortes no transito, atuação do sistema de justiça criminal e déficit carcerário; educação, com 55,0, considerando índice de oportunidade da educação, taxa de abandono do ensino fundamental, Pisa, Ideb, avaliação do ensino médio e Enem, e  capital humano, com nota 48,0, englobando custo de mão de obra, qualidade dos trabalhadores, produtividade do trabalho e População Economicamente Ativa (PEA) com ensino superior

O evento contará com a presença de governadores, secretários de Estado e Conselho Consultivo do CLP.

Leia mais:
 Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável será transformado em lei em Rondônia
 Confúcio Moura receberá homenagem em Minas Gerais pelo desempenho como governador de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Convênios, Economia, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Justiça, Meio Ambiente, Rondônia, Segurança, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo