INTERNET VELOZ

15 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Anel + fibra ultima milha PVh

Malha de fibra óptica do governo de Rondônia em Porto Velho

Começou na semana passada a interligação, através da Infovia do governo de Rondônia, entre o Palácio Rio Madeira, por meio da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), a diversos órgãos de segurança, saúde, educação e trânsito. A almejada comunicação em alta velocidade se torna possível agora após a estabilidade alcançada com a contratação dos serviços de reparo e manutenção do anel de fibra óptica em Porto Velho. Rondônia tem agora conexão de fibra óptica da Telecomunicações Brasileiras S. A. (Telebras) com velocidade de tráfego de 1 Gigabit, aumentando a transmissão de dados com o restante do Brasil e com o mundo.

Todas as unidades ligadas à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) já estão conectadas através da Infovia, sob a Coordenação do Departamento de Informática da Polícia Civil (Dintel). Também todas as Delegacias de Polícia Civil, Quartéis da Polícia Militar, da Polícia Ambiental e dos Bombeiros de Rondônia navegam na grande rede em alta velocidade, o que garante integridade e confiabilidade na transmissão de dados entre todos os órgãos e o Palácio Rio Madeira.

O secretário Antônio Carlos dos Reis comemorou o aumento da velocidade nas transmissões e as parcerias com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) e as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Saúde (Sesau), que aderiram ao anel de fibra óptica montado pela Sesdec. “É com grande satisfação que conectamos esses grandes parceiros ao nosso sistema, o que vai propiciar maior integração entre as nossas bases de dados, permitindo que possamos acompanhar e resolver em tempo real as demandas do trânsito e dar mais segurança nas escolas e nos hospitais”, afirmou Reis.

Fábio Folly, engenheiro da Detic responsável pela Infovia em Rondônia

O engenheiro de telecomunicações, responsável pela Infovia na Detic, Fábio Folly, a respeito da estabilidade alcançada em razão dos serviços de reparo e manutenção dos 55 quilômetros do anel de fibra óptica em Porto Velho, informou que já está em andamento o processo para a ampliação da malha em 275 quilômetros (o total da soma da fibra instalada e a que virá, é de 330 quilômetros, mais que a de todas as operadoras de celular juntas), o que garantirá o atendimento de todas as unidades governamentais e, a exemplo das cidades do interior, caso haja interesse da prefeitura, também as unidades municipais na Capital. Em Ariquemes serão instalados 35 quilômetros de fibra, cobrindo 30 prédios públicos da regional do Vale do Jamari.

O entusiasmo de Folly contagiou a secretária da Educação, Fátima Gavioli, e o gerente de tecnologia da informação Ricardo Almeida, que já finaliza os processos para a conexão de todas as 96 escolas da rede estadual de ensino em Porto Velho. “Começaremos com as escolas Murilo Braga, Manaus, Lydia Johnson Macedo (será inaugurada em breve), Padre Mário Castagna e Jesus Burlamaqui Hosannah”, apontou.

Ricardo disse ainda que sua equipe de TI está preparada para assim que o cabo de fibra óptica chegar a cada escola, em menos de uma semana sejam integradas uma a uma ao sistema, permitindo que alunos, professores e corpo administrativo usem internet de altíssima velocidade.

As unidades da Sesau, localizadas na zona Norte de Porto Velho, como o Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), Policlínica Oswaldo Cruz (POC), Centro de Imagem de Rondônia (CDI), Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) e o Hospital de Câncer de Barretos (Barretinho), também trafegarão pela Infovia, assim que houver a interligação de todas essas unidades à POC que, por sua vez, se comunicará diretamente com o computador central da Sesdec. Para atender ao Pronto Socorro João Paulo II, será usado o ramal de fibra óptica que passa em frente à unidade da zona Sul, na avenida Campos Sales, que está conectado ao computador da Detic no Palácio Rio Madeira.

POC interligará o complexo hospitalar da zona Norte de Porto Velho à Infovia

O coordenador de tecnologia da informação da Sesau, Allan Machado, diz que a interconexão deverá ser feita até meados de julho e comemora “porque todos os serviços, de todas as unidades como JP-II, POC, HB, CDI, HICD estarão disponíveis em tempo real em todos os terminais de saúde do Estado, reduzindo enormemente o tempo de atendimento dos pacientes”.

O Detran já providenciou a ligação de dados com todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e com os Postos Avançados de Serviços de Trânsito (PAST) cobrindo todos os municípios de Rondônia, o que facilita a conexão com o anel de fibra óptica da Sesdec e também permite uma maior integração das bases de dados das duas unidades (trânsito e segurança) em todo o Estado.

Outra boa notícia é que o Tudo Aqui (antigo Shopping Cidadão), na Avenida Sete de Setembro, quando inaugurado, já estará ligado à fibra óptica e todos os serviços prestados serão em tempo real.

GOVERNADOR

Na visita do governador Confúcio Moura à Telebras, em Brasília, que aconteceu no dia 20 de maio, segundo Ronaldo Sawada, diretor executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação, houve o alinhamento dos planos de investimentos da estatal e do governo de Rondônia, onde ficou decidido que, com relação aos investimentos no ‘backbone’ (em português, espinha dorsal, no contexto de redes, designa o eixo central das ligações de alto desempenho) ficarão por conta da Telebras, enquanto que o Estado de Rondônia investe na distribuição da fibra óptica nos municípios a fim de que todos usufruam dos benefícios da internet de alta velocidade.

Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Detic - Decom