Governo de Rondônia
28/03/2024

INFRAESTRUTURA

Iniciadas obras de restauração da pista do aeroporto de Ariquemes

09 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Com o objetivo de oferecer infraestrutura e instalações adequadas para aterrissagem e decolagem de aeronaves comerciais de transporte de passageiros e cargas no aeroporto de Ariquemes, o governo do estado iniciou as obras de restauração, com aplicação de uma nova camada de asfalto usinado na pista de pouso e decolagem, na pista de taxiamento e pátio de aeronave.

Durante os serviços, o aeroporto esta interditado

Durante os serviços, o aeroporto esta interditado

O aeroporto foi implantado há 30 anos. Atualmente é utilizado somente para voos particulares de pequenas aeronaves. Em Ariquemes, existem cerca de 30 aeronaves, entre ultraleves e helicópteros, que utilizam o aeródromo diariamente.

Com a revitalização e ampliação, o aeroporto atenderá à população dos nove municípios da região do Vale do Jamari (Ariquemes, Machadinho, Buritis, Alto Paraíso, Campo Novo, Monte Negro, Cacaulândia, Rio Crespo e Cujubim), aproximadamente 300 mil habitantes, com voos comerciais.

O diretor-geral do Departamento de Estrada de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva, explicou que a restauração da pista de pouso e decolagem, com a extensão de 1.300 metros por 18 de largura, é mais uma etapa do projeto do governo estadual para a melhoria da infraestrutura aeroportuária de Ariquemes.

Segundo ele, já foi concluída a construção da cerca patrimonial, e está em execução o recapeamento. Nos próximos dias serão iniciados também os serviços de restabelecimento do balizamento noturno, sinalização e a construção de uma recepção.

Neiva salientou que o governador Confúcio Moura tem a melhoria da infraestrutura aeroportuária de Ariquemes como prioridade para a região do Vale do Jamari. Ele afirmou ainda que o DER pleiteia, junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a ampliação da pista de 1.300 metros para 1.500, com a construção do espaço para giro de aeronaves nas cabeceiras.

“O coordenador de infraestrutura aeroportuária do DER, engenheiro Humberto Fayal, está acompanhando todo esse processo de melhorias do aeroporto junto à Anac”, destacou.

“As melhorias no aeroporto visam facilitar a mobilização de linhas aéreas ligando Ariquemes a outras cidades do Brasil, através do meio de transporte ágil e moderno”, disse o administrador do aeroporto, Vilmar Goiano.

A previsão da conclusão do serviço de recapeamento da pista é de 15 dias. Neste período, o aeroporto está interditado, voltando a operar no próximo dia 21.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suelly David /Nilson Nascimento
Fotos: Wilmar Goiano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Serviço, Sociedade, Terceiro Setor, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo