Governo de Rondônia
29/03/2024

PALESTRA

Inovação no serviço público é destacada em palestra por controlador Geral do Estado de Rondônia

15 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Com o objetivo de incentivar o crescimento profissional, assim como desenvolver competências que devem ser consideradas no exercício das funções desenvolvidas por cada profissional do ramo, a Escola de Estudos e Pesquisas (Esep) da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) deu o ponta pé inicial no calendário de 2019 de palestras e ciclo de aperfeiçoamento continuado para agentes penitenciários e demais servidores com a palestra “Empreendedorismo e Intraempreendedorismo no Serviço Público”.

O evento aconteceu na última sexta-feira (12), no auditório do Tribunal de Contas do Estado em Porto Velho, e o controlador geral de Rondônia, Francisco Lopes Fernandes Netto, de forma bem interativa comandou a conferência.

A palestra sobre Empreendedorismo e Intraempreendedorismo no Serviço Público marcou o início do calendário de palestras e ciclo de capacitação continuada da Esep para este ano.

O controlador fez uma explanação sobre a origem da inovação no mundo. Mostrou casos de empreendedorismo que deram certo em países, estados e municípios. Francisco Netto destacou que o empreendedorismo e o intraempreendedorismo no serviço público ou em qualquer setor começam com uma “Faísca”, que nasce com o desejo de mudança, com soluções simples, que trazem economia aos cofres públicos.

Um exemplo foi o programa de inteligência artificial do Supremo Tribunal Federal, implantando ano passado, onde a tramitação de processos judiciais que levavam quarenta minutos, agora ocorre em cinco segundos, através de um robô que recebeu o nome de Victor. “A inovação depende de cada realidade e de cada tempo. Está em constante mudança. Pode estar bem a frente e não notamos. Boas idéias existem e experiências de sucesso servem para gerar essa faísca na inovação, que pode ser agora”, ponderou o controlador.

A diretora da Esep, Ana Claúdia Serafim comentou que o empreendedorismo e o intraempreendedorismo podem e devem ser aplicados a todos os servidores, e não apenas no setor privado. “Sabemos que no serviço público existem dificuldades burocráticas, contudo a mudança pode ser feita por nós servidores. A inovação não advém só dos recursos tecnológicos, mas de nós, quando trabalhamos com afinco, com vontade de mudar e melhorar, e podemos fazer isso”, defendeu.

Ana Cláudia informou ainda que de 15 a 17 deste mês acontece o curso de capacitação continuada para agentes penitenciários. O curso ocorre no prédio da Esep.

Controlador foi homenageado pela Secretaria de Justiça com placa de reconhecimento por colaborar na palestra.

Para a secretária da Sejus, Etelvina Rocha, a ideia é valorizar os servidores com capacitação. “Estamos empenhados em fazer o melhor por todos os servidores da Sejus e pelo estado, e trabalhar para que Rondônia tenha progresso efetivamente”, finalizou.

Etelvina Rocha entregou ao controlador Francisco Netto uma placa de homenagem e reconhecimento pela forma voluntária e nobre que se pô à  disposição da Secretaria de Justiça, participando do ciclo de palestras 2019.

Francisco Netto parabenizou a secretária Etelvina Rocha pela iniciativa e disse que isso vai irradiar de forma positiva aos servidores, incentivando cada vez mais eventos como esse.

A palestra foi um efeito da parceria entre Escola de Estudos e Pesquisas Penitenciárias, da Secretaria de Justiça, com Escola de Governo e Tribunal de Contas.

Participaram da palestra “Empreendedorismo e Intraempreendedorismo no Serviço Público”, a diretora da Escola de Governo Cleusa Correa servidores e os responsáveis pelas gerências da Secretaria de Justiça e demais servidores de outros órgãos do estado.

Leia também:

Sistema prisional trabalha na prevenção, controle e assistência para combater doenças infectocontagiosas


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rejane Júlia
Fotos: Sejus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo