Governo de Rondônia
28/03/2024

EDUCAÇÃO

Inscrição para Congresso de Educação Física seguem até dia 10 nas Coordenadorias Regionais de Educação

31 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Congresso de Educação Física acontece em setembro, mas inscrição deve ser feita até 10 de junho

Com o objetivo de capacitar os professores da rede estadual de ensino na área de educação física, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará em setembro o V Congresso de Educação Física e esporte escolar. Este ano o tema do evento será “Metodologia didático-pedagógica de inclusão”. As inscrições seguem até o dia 10 de junho e devem ser realizadas nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

O Congresso será realizado em dois polos, com cada um atendendo metade das CREs. Com isso, teremos o polo Porto Velho que atenderá de Guajará-Mirim a Jaru e será realizado entre os dias 10 e 12 de setembro e o polo Cacoal, de Ji-Paraná a Vilhena, entre os dias 24 e 26 de setembro.

O responsável pela realização do evento, Alan Raniera Silva Xavier, do Núcleo de Educação Física Escolar, da Gerência de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar da Seduc, disse que os temas dos congressos são escolhidos pelos próprios professores ao responder questionários de avaliação.

“Este ano a proposta é a da inclusão, devido a grande dificuldade sentida pelos professores ao realizar atividades com pessoas com deficiência, e eles precisam ser incluídos” declarou Alan.

Para isso, o Congresso contará além das palestras com quatro mini cursos e dois fóruns que vão abrilhantar este que é considerado o maior evento da região Norte envolvendo professores de educação física.

Alan informou que a grande novidade para o congresso deste ano foi a inclusão de apresentação de trabalhos de iniciação científica, onde os professores poderão apresentar seus trabalhos em formato de banner.

PRÊMIO

O Congresso também oferece mini cursosO núcleo de educação física também realizava anualmente o Prêmio Experiência de Sucesso em evento à parte, mas desde 2018 ele foi incluído ao Congresso para que sirva de inspiração aos demais professores e premia aquele que apresentar práticas de trabalho de sua atuação pedagógica dentro da escola, desde que sigam o referencial curricular do Estado.

O vencedor ganha como prêmio uma passagem aérea com diárias para qualquer evento da área no Brasil. Em 2018 o vencedor foi o professor Ednilson Pereira da Rosa, da Escola de Tempo Integral Capitão Silvio de Farias, com o projeto “JIC – Jogos Internos Capitão”.

PROGRAMAÇÃO

Palestra de Abertura: “Educação Física Escolar Inclusiva”

Mesa Redonda: Educação Física e Esporte Escolar: Possibilidades de Intervenções na Inclusão.

– Apresentação do projeto vencedor do Prêmio Experiência de Sucesso 2018: “JIC – Jogos Internos Capitão” (Ednilson Pereira da Rosa) – Jaru

– Mostra de Trabalhos Científicos

– V Prêmio Experiência de Sucesso (Apresentação de 6  projetos)

Curso: esportes alternativos na escola

Curso: educação física adaptada

Curso: lutas na escola

Curso: atletismo

Encerramento:

– Entrega dos certificados e troféus do v prêmio experiência de sucesso;

– Entrega dos certificados de participação do v congresso estadual de educação física e Esporte escolar aos professores convidados

– Entrega dos certificados de participação do v congresso estadual de educação física e Esporte escolar aos professores participantes (on line).

 

Leia mais:    

 Professores de educação física da rede estadual são incentivados a tornar aulas mais atrativas durante congresso em Porto Velho e Cacoal

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Arquivo Seduc
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Governo, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo