25/04/2024

Inscrições abertas para residência médica no Hospital Regional de Cacoal

23 de janeiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Ao todo são 6 vagas disponíveis, 4 em residência médica em pediatria e 2 em clínica médica. O processo seletivo, composto por uma prova objetiva, entrevista com os candidatos e análise de currículo, será realizado em Porto Velho no dia 9 de fevereiro.

De acordo com Regina Politano, diretora de práticas assistências do Hospital Regional de Cacoal e coordenadora do Coremu (Comissão de Residência Multiprofissional), o Hospital Regional de Cacoal é o primeiro do interior de Rondônia a oferecer residência médica.

“O Hospital Regional de Cacoal é o primeiro e único hospital a oferecer residência no interior do estado. Isso em função da estrutura hospitalar e da parceria com uma instituição de ensino superior (Facimed) que oferece cursos na área da saúde e é parceira do HRC”, enfatizou Regina Politano.

Residência em cirurgia buco maxilo facial

Apesar da oferta de vagas para residência médica surgir  apenas neste ano, desde 2013 o Hospital Regional oferece residência em cirurgia buço maxilo facial. A vaga oferecida no ano passado foi ocupada pelo odontologista José Leozir, formado em 2010 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em Cascavel.

Em 2011, José se mudou para Ariquemes onde montou sua clínica.O jovem conta que mesmo trabalhando na cidade, estudava para fazer residência no Paraná, quando surgiu a o processo seletivo para residência em cirurgia buco maxilo facial em Cacoal.

“Eu estudava para fazer residência no Paraná quando surgiu a oportunidade de fazer em Cacoal. Eu nem conhecia a cidade e fiquei impressionado com a estrutura do Hospital Regional. Além disso, os profissionais com os quais trabalho são muito bons e cada um se destaca em uma determinada área, como trauma, articulação, cirurgia oral menor, e com isso eu procuro captar o melhor de cada um”, destacou o jovem dentista.

A residência em cirurgia buco maxilo facial dura três anos e requer muito do residente. José Leozir cumpre carga horária de 60 semanais, além de ficar de sobreaviso nas horas de folga. Caso haja qualquer ocorrência, o jovem é chamado para acompanhar os procedimentos. Além do HRC, José Leozir cumpre carga horária na Facimed. Além de assistir algumas aulas, o jovem auxilia os acadêmicos da instituição no início das aulas práticas.

“A experiência está sendo muito boa. Na residência aprendemos mais na prática. A teoria eu estudo em casa e coloco em avaliação todo mês, através de um seminário que eu apresento para todos os buco-maxilares do HRC, que após a minha apresentação realizam uma série de questionamentos para me avaliar”.

No dia 24 de janeiro, 7 novos inscritos disputam mais uma vaga para residência em cirurgia buco maxilo facial. Após a seleção, o candidato aprovado inicia a residência em março. De acordo com Regina Politano, no primeiro ano de residência o residente apenas acompanha o trabalho dos 7 cirurgiões buco-maxilares do Hospital Regional de Cacoal. A partir do segundo ano, ele já começa a auxiliar os cirurgiões e no terceiro ano, sobre a supervisão dos cirurgiões, o residente realiza os procedimentos cirúrgicos.

Texto e fotos: Giliane Perin

Rondônia