Governo de Rondônia
28/03/2024

FEROCIT 2018

Inscrições da Ferocit 2018 são prorrogadas até o dia 1º de julho

26 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

As inscrições para 4ª edição da Feira Rondônia Científica e de Inovação Tecnológica (Ferocit) 2018 foram prorrogadas até o dia 1º de julho. A feira será realizada no período de 29 a 31 de agosto. Na próxima quinta-feira (28), às 9h, no Palácio Rio Madeira, no Salão Nobre Rosilda Shocckness acontece o lançamento oficial da Ferocit 2018.

O número de expositores da Ferocit 2018 será bem maior que do ano passado.

Segundo o coordenador do evento, Ederson Rodrigues, o local está sendo definido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Ele explicou que a feira contará com projetos de alta capacidade, a exemplo de um projeto chamado Verduíno, que foi desenvolvido por uma aluna do 1° ano do Ensino Médio da cidade de Ponta Porã no Mato Grosso do Sul. “É um dispositivo para ponto de colheita que regulariza o tempo em que o alimento deve ser colhido, calculando o período necessário entre transporte, consumo e o maior aproveitamento do produto perecível e sua durabilidade”, afirmou.

A Ferocit 2018 contará com 114 estandes, recebendo alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico de instituições estaduais e federais de vários estados do Brasil e ainda de nove países credenciados. Estarão presentes alunos de 13 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, São Paulo, e Rio Grande do Sul. Todos os nove países credenciados para participar também já confirmaram presença: Argentina, Colômbia, China, Indonésia, Itália, Turquia, Ucrânia, México, e Peru. A feira conta com a parceria do 5° Batalhão da Polícia Militar (BPM), Ifro, Unir, Faro e outras instituições.

Os alunos credenciados de Rondônia são financiados, com passagens terrestres, hospedagem, alimentação, e translado, sendo possível o financiamento para dois alunos de cada projeto. A banca avaliadora é formada por professores doutores da Universidade Federal de Rondônia (Unir). A novidade para este ano, segundo o coordenador, é a parceria da feira com o grupo do Mato Grosso do Sul, os Nerds da Fronteira, que disponibilizarão o Sistema de Avaliação de Feiras Científicas (Safec).

Tudo que tiver que ser avaliado será através do sistema, um aplicativo simples que pode ser baixado gratuitamente no celular, onde as notas serão lançadas e, automaticamente, calculadas pelo próprio sistema. Para o credenciamento é utilizado o sistema Even3, e ainda sistema da Ferocit, que tem o banco de dados com informações de todas as edições, desde a primeira em 2014.

Leia mais:
Ferocit 2018 terá mais que o dobro de expositores comparada à última edição; são nove países e 13 estados credenciados


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Educação, Empresas, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo