Governo de Rondônia
29/03/2024

CAPACITAÇÃO

Inscrições do projeto “Emprega Mais, Empreenda Juventude” iniciam nesta quinta-feira, 18

18 de março de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

A inscrição para os cursos gratuitos inicia nesta quinta-feira (18). Inicialmente vão ser oferecidas 400 vagas

O Governo do Estado, por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), em parceria com o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep), lançou na noite desta quarta-feira (17), o Projeto “Emprega mais, Empreenda Juventude”, com cursos gratuitos de Ensino a Distância (EaD), voltados para a capacitação profissional de jovens de 15 a 29 anos, para ingressarem no mercado de trabalho ou na abertura de novas empresas. O lançamento foi transmitido por videoconferência na página da Sejucel.

O evento online contou com a presença  da secretária Nacional da Juventude (SNJ) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Emilly Coelho, do superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira dos Santos, da presidente do Idep, Adir Oliveira e do coordenador da Juventude da Sejucel, Gabriel Barbosa.

O projeto contemplará inicialmente 400 jovens que vão atuar em mais de 20 municípios do Estado. Os jovens podem se matricular gratuitamente, em cursos ofertados por meio do Idep, em áreas que envolvem as potencialidades de Rondônia. Os inscritos serão certificados pelo Governo de Rondônia. “A orientação do nosso governador, coronel Marcos Rocha, é atribuir esses cursos de acordo com que precisamos, além das potencialidades do Estado, a necessidade de cada região, demanda de mercado e nós estamos focados em atender a nossa gente”, disse Adir Oliveira, presidente do idep.

A inscrição para as 400 vagas disponibilizadas, inicia a partir desta quinta-feira (18) e pode ser feita no site do Idep. Os cursos são divididos por segmentos ou de acordo com a necessidade do Estado, tendo como base o Plano Estratégico Estadual, a fim de evitar o agravamento das questões sociais, como: empreendedorismo, atendimento ao público auxiliar administrativo e gestão da propriedade rural.

De acordo com Adir Oliveira, o mercado de trabalho para os jovens no pós-pandemia é um tema importante a ser discutido, tendo em vista o número de desemprego e a escassez de trabalho antes mesmo do início do período pandêmico. Segundo ela, um estudo feito recentemente por institutos de pesquisa, mostra que é grande o número de jovens de 18 a 24 anos no Brasil que estão desempregados por causa da pandemia, mas ela explica que o índice de desocupação entre os jovens já era muito alto. “Isto não aconteceu agora, aconteceu por causa do próprio desemprego que já vinha, eles migraram para a informalidade e com o coronavírus, os que atuavam na informalidade foram os mais afetados, onde tiveram que cessar a atividade, desencadeando outros problemas, como a ansiedade. Isso só foi ampliando, o que não era simples, ficou ainda ficou mais difícil, temos então 13% da população de 19 a 24 anos desempregados e quando surge uma vaga de trabalho, é preenchida por um chefe de família, por isso precisamos falar sobre isso”, explicou a presidente.

O superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira, enfatizou que o Governo quer investir nessas políticas públicas para os jovens e o objetivo é incluí-los no mercado de trabalho, além de atender as necessidades do Estado. “Essa é mais uma ação do Governo de Rondônia para que o jovem tenha um caminho, um direcionamento. É o que o nosso governador sempre pede para nossos jovens, que a gente possa não ser só assistencialismo, mas que mostremos os caminhos que eles possam tomar, e juntos somos mais fortes e as parcerias também são fundamentais para esse trabalho se concretize, ainda mais diante dessa pandemia”, disse o superintendente.

A Secretária Nacional da Juventude, Emilly Coelho, aprovou a iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Sejucel quanto aos cursos profissionalizantes de Ensino a Distância. “O Emprega mais, Empreenda juventude, vai de encontro de tudo que a gente vem pensando quanto Secretaria Nacional, sobre a inclusão produtiva e isso é pensar em capacitação para os jovens, por isso estamos de portas abertas sempre para mostrar e discutir quanto aos projetos nacionais também”, enfatizou Emilly.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marina Espíndola
Fotos: Gabriel Barbosa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo