Governo de Rondônia
26/04/2024

Inscrições para III Oficina de Comunicação entram na reta final

30 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O Departamento de Comunicação do Governo do Estado (Decom) realiza os últimos preparativos para a  III Oficina de Comunicação, que será realizada nos dias 9 e 10 de junho, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, pela manhã e à tarde. A inscrição para o evento, que neste ano abre espaço também para os acadêmicos da área de comunicação, pode ser feita clicando aqui.

Diretor Osmar Silva na primeira oficina de Comunicação

Diretor Osmar Silva na primeira oficina de Comunicação

De acordo com o diretor-geral do Decom, Osmar Silva, a Oficina foi criada em 2012 com o objetivo de aperfeiçoar os profissionais da comunicação do governo estadual, mas a partir de sua segunda edição foi aberta para os que atuam nos demais órgãos públicos e veículos da iniciativa privada com a finalidade de criar um ambiente de intercâmbio e consciência ética sobre a atividade da comunicação.

Nesta edição, atendendo a orientação do governador Confúcio Moura, com vistas à construção de um jornalismo cada vez mais comprometido com a sociedade e o leitor, o espaço será aberto também aos  acadêmicos de jornalismo e publicidade e propagada. “Vale salientar que teremos a presença de profissionais que fazem a diferença e que levarão esta experiência aos nossos profissionais para uma troca de informação necessária ao crescimento profissional de todos”, observou.

Para o assessor de imprensa da prefeitura de Rio Crespo, Marcos Neres, que participou da segunda edição, a Oficina consiste em um excelente espaço para os profissionais ampliarem o conhecimento, considerando que são treinados em todas as áreas, como jornalismo impresso, tv, rádio e mídia eletrônica. “Hoje, além de assessorar a prefeitura de Rio Crespo, atuo também na comunicação eletrônica, gerenciando o site: www.rondoniamanchete.com.br”, disse Neres.

Programação

No primeiro dia, pela manhã, a Oficina terá a palestra da  jornalista e professora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Evelyn Morales, sobre a importância do veículo rádio, com a temática radiojornalismo e assessoria governamental; e as práticas básicas de captação e edição de áudio para a produção de mídias digitais e o release eletrônico/áudio e divulgação virtual.

No período da tarde, o publicitário Fred Perillo vai falar sobre a “Linguagem da Comunicação nas Redes Sociais”, enquanto o professor Francivan Silva irá abordar a questão do Fotojornalismo, o texto não verbal da reportagem.

No dia seguinte, a abertura dos trabalhos será feita pelo governador, seguido com a explanação do jornalista e assessor de imprensa, Abdoral Cardoso, sobre Jornalismo Especializado e Assessoria de Imprensa. Entre os temas a ser abordados estão o fato jornalístico, técnica da pirâmide invertida, estrutura e apuração da notícia, além de gêneros do release, normas de estilo e linguagem, produção de texto e avaliação.

O encerramento se dará com a participação do jornalista, Nilton Salina, abordando a teoria e a prática em telejornalismo, as técnicas de linguagem corporal e o método para prender a atenção do público com a linguagem específica para televisão.

Anexo: I-OFICINA.jpg Download

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo