Governo de Rondônia
29/03/2024

ESPORTE

Inserido nos Jogos Escolares de Rondônia deste ano, badminton conquista adeptos entre atletas de outras modalidades

25 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Badminton foi inserido esse ano nos Jogos Escolares de Rondônia

O badminton é uma modalidade esportiva ainda pouco conhecida no Brasil e foi inserida nos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) nesse ano. Uma equipe rondoniense de  badminton participou dos Jogos Escolares da Juventude, realizado em Curitiba no período de 12 a 21 deste mês. O professor Juan Adalio Barron Conroy foi quem iniciou a prática desse esporte na região do Vale do Jamari.

O professor Juan Adalio leciona na Escola Pólo Vinicius de Moraes, na linha C-65 – TB – 40, no município de Ariquemes. A escola tem 420 alunos e ele resolveu investir na prática do badminton. “A grande maioria dos alunos praticava futebol de campo e eu fui convidando os alunos para conhecerem uma nova modalidade esportiva e muitos trocaram o futebol pelo badminton”, disse o professor.

A escola não tem quadra específica para a prática do esporte, então o professor faz a marcação na fita na grama e os alunos praticam ali mesmo. O aluno Higor José Meimhartt de Alencar, de 13 anos, antes jogava futebol e agora é o campeão estadual de badminton. Ele e mais três alunos participaram dos Jogos Escolares da Juventude não conquistaram nenhuma medalha, mas só de estar competindo com atletas de outros estados já uma conquista. “O próprio ambiente em si traz muita experiência para as próximas competições”, avalia o professor.

Professor Juan Adalio Barron foi quem implantou a modalidade esportiva na Escola Polo Vinicius de Moraes de Ariquemes.

Participaram dos Jogos Escolares da Juventude os alunos Ana Maria Carvalho, de 13 anos, da Escola Integral Estadual Monteiro Lobato, de Rolim de Moura, Nayame Silvério Kageyama de Almeida, de 14 anos, da Escola Pólo Vinicius de Moraes de Ariquemes e Welbert Luiz de Oliveira Vieira, de 13 anos, da Escola Estadual de Buriti, da cidades de Buritis.

História do Badminton

O badminton foi desenvolvido em meados do século XIX pelos britânicos, mas o ato de jogar com uma raquete e uma pena já existe á centenas de anos, especialmente na Europa e na Ásia. O jogo de badminton que tanto pode ser jogado individualmente como em duplas, é composto por 3 jogos, sendo uma partida á melhor de três (quem vencer primeiro dois jogos ganha).

O objetivo é chegar aos 21 pontos primeiro que o adversário no jogo, tendo que haver uma diferença de 2 pontos entre eles para acabar o jogo. Se o jogo chegar aos 29×29, então quem marcar primeiro o ponto 30 ganha. O jogo começa com o árbitro a fazer a moeda ao ar para dar a escolher entre campo ou serviço ao vencedor.

Leia mais:

Rondônia conquista sete medalhas e faz uma das melhores campanhas nos Jogos Escolares da Juventude de 2017


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Esporte, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo