08/05/2024

INSS inaugura a 17ª agência de Rondônia em Nova Mamoré

04 de julho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Unidade ajudará no giro de R$ 160 milhões na economia

O aposentado José Cícero de Abreu recebeu no final da manhã de quinta-feira (3) em Nova Mamoré a primeira carteira de beneficiário expedida pela 17ª Agência do INSS em Rondônia, uma das seis previstas para serem instaladas nos municípios do interior dentro do plano de expansão do Ministério da Previdência.

O aposentado José Cícero de Abreu e o governador Confúcio Moura

O documento, entregue pelo governador Confúcio Moura, minutos depois do descerramento da placa de inauguração da agência junto com o superintendente nacional do INSS, José Eduardo Bentes, que representou a presidente Dilma Rousseff no evento, dos senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz, da superintendente executiva do órgão em Rondônia, Márcia Cristina Pinto, e do prefeito Laerte de Queiroz.

A expansão das agências no interior, segundo José Bentes, é resultado de um esforço coletivo da União, via o Ministério da Previdência com o Estado de Rondônia e os municípios, que doam os terrenos, e vai melhorar o atendimento na região tanto aos aposentados e pensionistas quanto aproximar o órgão ainda mais da população na atenção a todos os usuários e contribuintes da previdência.

A superintendente regional Márcia Pinto lembrou que o pagamento de pensões e aposentadorias é responsável pela circulação de R$ 102 milhões por mês em Rondônia, e que a agência de Nova Mamoré, município com 22 mil habitantes inicia as atividades, absorvendo 2.175 beneficiários que para requerer uma simples verificação de pagamento eram obrigados a ir a Guajará-Mirim.

O governador ressaltou os investimentos do governo federal no Estado e o compromisso da própria presidente Dilma Rousseff em apoiar também a região Noroeste de Rondônia afetada também pela enchente. “com a inauguração de mais essa agência no interior, já foram inauguradas também as de Buritis e são Francisco, o atendimento fica praticamente na porta de casa”, disse Moura,

( GOV) Inauguraçao da Agência do INSS em Nova Mamoré_03.07.14_Fotos_Daiane Mendonça (4)Ajuda pós-enchente

A nova unidade do INSS na região, também dará maior rapidez à liberação das solicitações de antecipação de parcelas no mesmo valor da aposentadoria ou da pensão aos beneficiários da previdência que foram atingidos pelas enchentes.

As antecipações seguem a resolução 407/2014, assinada pelo presidente do INSS, Lindolfo Sales, e publicada no Diário Oficial da União no dia 8 de maio, mesma data em que o governo de Rondônia realizou a Mesa Integradora para elaboração do Plano de Reconstrução do Pós Cheia, em consequência da enchente do Rio Madeira, e resultou na decretação do estado de calamidade pública no Estado em 03 de abril, reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional.

Os empréstimos estão disponíveis para os 190 mil beneficiários e pensionistas do INSS, nos 52 municípios de Rondônia. Quem recebe, por exemplo, um salário mínimo tem direito a um salario mínimo de empréstimo. Quem recebe R$ 2 mil reais, poderá tomar emprestado valor equivalente e assim por diante. “Nenhum banco público ou privado oferece uma linha de microcrédito sem juros, e sem correção monetária. Esta é a característica especial dessa contribuição do INSS para auxiliar na reconstrução da Economia do Estado, que teve um prejuízo calculado em 4,2 bilhões de reais, por causa da enchente do Rio Madeira”, ressalta o governador.

Marcia Cristiana Pinto Gerente Executiva INSS/ RO

O governador observou, ainda, que além dos mais de 2.000 usuários do INSS em Nova Mamoré, o órgão coloca em circulação todo mês em forma de pagamento de pensões e aposentadorias e outras modalidades de pagamentos cerca de R$ 160 milhões na economia. “Isso gira e movimenta a economia do nosso Estado, contribuindo para junto com outras iniciativas de governo gerar mais emprego e renda”.

Participaram também do evento, a gerente local do INSS, Sílvia Pontes, a gerente da agência local da Caixa Econômica, Jaqueline Mendes, os deputados estaduais Euclydes Maciel e Ana da “8”, o oficial do Cartório de Registro de Imóveis de Guajará-Mirim, Joel Luiz Antunes de Chaves, coordenadora do Programa de Regularização Fundiária Urbana, da Seagri, Quílvia Carvalho, o prefeito de Guajará-Mirim, Dúlcio Mendes, vereadores e várias outras lideranças locais e regionais.

Inauguraçao da Agência do INSS em Nova Mamoré_03.07.14_Fotos_Daiane Mendonça (8)

Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Daiane Mendonça