20/04/2024

COMUNICAÇÃO

Instalação de sistema de telefonia móvel rural de Rondônia ocorrerá no segundo semestre, confirma governador

14 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Confúcio Moura e Ricardo Berzoini reunidos em Brasília

Em audiência nessa segunda-feira (13) em Brasília, o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, confirmou ao governador de Rondônia, Confúcio Moura, sua presença no evento de inauguração do plano de atendimento rural da Claro, empresa de telefonia móvel vencedora do processo licitatório feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A solenidade oficial de lançamento do sistema de telefonia móvel acontecerá em Ji-Paraná, no segundo semestre.

Durante o encontro, o governador mencionou o quanto a telefonia e internet podem auxiliar o ensino da rede pública em Rondônia. “É preciso revolucionar a educação. A escola é do século IX, o professor é do século XX e o aluno é do século XXI. Precisamos romper este abismo que separa estes elementos”, afirmou o governador.

Berzoini destacou as possibilidades gráficas que o jovem tem à disposição da tecnologia. Segundo ele, atualmente o professor não tem como concorrer com essas tecnologias. Então, cabe aos gestores levar ferramentas para que o ensino possa aliar à tecnologia digital.

O ministro também confirmou que irá solicitar à presidente Dilma Rousseff, a presença nesta inauguração. De acordo com o ministro, esta obra será fundamental para a inclusão digital da população de Rondônia. “Junto com este evento seria muito importante a presidenta visitar as obras que tiveram investimento do governo federal, como viadutos, pontes e obras em rodovias”, comentou.

Até o final do ano está confirmada a instalação de 145 torres na no estado que atenderá a totalidade dos municípios.

ATENDIMENTO RURAL

Representantes da operadora Claro apresentaram ao governador Confúcio Moura o cronograma do andamento das obras de implantação das torres de telefonia móvel e o prazo de conclusão do plano de atendimento rural aos municípios rondonienses.

Fábio Augusto Andrade apresenta o plano de atendimento rural ao governador Confúcio Moura

O projeto visa atender a população das 52 cidades do estado, com o compromisso da Claro em disponibilizar o serviço de telefonia para as localidades rurais e distritos, que estejam dentro do limite urbano do município, no raio de 30 quilômetros de distância, cobrindo aproximadamente 80% do território rondoniense.

Para o diretor de relações Institucionais da Claro, Fábio Augusto Andrade, a empresa tem a obrigação perante a Anatel de atender a zona rural do estado  a partir da base do município, num rádio de 30 km. “A gente tem trabalhado incessantemente nisso, apesar das dificuldades geográficas, meteorologias e de acesso de infraestrutura no estado. É um projeto piloto que será usado no mundo todo como referência para o atingimento do serviço de dados em regiões mais distante”, concluiu.

Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes