Governo de Rondônia
Sábado, 15 de maio de 2021

Instituição alemã transfere tecnologia de ponta para Rondônia

25 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

8 - professoresDiretores da Universidade de Ulm, na Alemanha, participaram na manhã desta terça-feira (25) de uma solenidade na Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero). Volkmar Schuler, Tobias Mehlich e Norbert Richard Maier receberam as boas-vindas do empresariado rondoniense. Eles são os convidados especiais para a inauguração do CETEM – Centro de Tecnologia em Mecatrônica do Senai.

A solenidade de inauguração do CETEM acontece na próxima quinta-feira (27), às 8h. Localizado no distrito industrial de Porto Velho, a construção do CETEM tem a parceria do Governo do Estado, que fez a doação da área correspondente a 8 mil metros quadrados, para a construção de um dos mais modernos centros de aprendizado em tecnologia da Região Norte.

O novo centro receberá o nome do professor doutor Volkmar Schuler. Convidado de honra para o evento de inauguração, Schuler foi um dos beneméritos do projeto, que tem importante parceria na capacitação de professores e na doação de equipamentos da Alemanha para a instituição rondoniense. O volume de recursos concedidos pelos alemães para o projeto chega aos 600 mil euros – cerca de 2 milhões de reais.

O projeto, desenhado para se estender no período de 2011 a 2015, já capacitou 17 professores e técnicos rondonienses. A próxima turma, com cinco profissionais, embarca para a Alemanha em abril. Ao todo, cerca de 50 profissionais do CETEM participarão da qualificação na academia alemã de Ulm.

Conhecimento

“É muito gratificante poder contribuir com esse projeto”, diz o professor Volkmar Schuler, que fala português fluentemente. Ele explica que tudo começou pela amizade com o ex-diretor da Fiero, Nilson Choeri, que o convidou a participar da Feiron, em Porto Velho, em 2010.

“Estamos transferindo conhecimento diretamente para uma região que não está inserida nos grandes centros e acreditamos que poderá fazer a diferença para o desenvolvimento tecnológico do estado”, ressalta Schuler.

 “É importante ressaltar que Rondônia está recebendo tecnologia de ponta, diretamente de um dos líderes mundiais em tecnologia e inovação”, diz o diretor da Fiero, Gilberto Baptista.

CETEM

O novo centro de tecnologia tem capacidade para receber cerca de 800 alunos por dia, em três turnos. A unidade do Senai será especializada no aprendizado de Mecatrônica, Eletricidade e Mecânica. Serão oferecidos 27 diferentes cursos técnicos.  O novo prédio tem aproximadamente 3.800 metros quadrados de área construída.

O imóvel de 8.000 metros quadrados foi doado pelo Governo do Estado, através de legislação criada pelo governador Confúcio Moura, que permite a concessão da escritura definitiva do imóvel para empresas estabelecidas no distrito industrial.

“Com ações como esta, no distrito industrial, o governador está facilitando a chegada de novas empresas e atraindo investimentos e tecnologia para Rondônia”, diz o secretário-adjunto da Seagri, Adilson Júlio Pereira.

Sustentabilidade

Em sua palestra, para um público de técnicos e empresários, na Fiero, em Porto Velho, o presidente da Universidade de Ulm, Tobias Melich, ressaltou o potencial de8 - fiero produção de alimentos de Rondônia, a existência de grandes riquezas minerais no estado e a população, ainda em crescimento. “É um estado bastante jovem, mas que já é capaz de produzir alimentos para suprir as populações de outros países”, diz Melich.

O diretor também falou sobre novas formas de geração de energia, de forma sustentável. “Essa é uma grande virtude de Rondônia, ao contrário da Alemanha, onde os recursos naturais são limitadores, por isso temos que contar com novas tecnologias, como projetos de geração eólica, que estamos iniciando”, afirma. “Em dez anos, a Alemanha deverá fechar todas as suas usinas nucleares, por isso estamos buscando novas formas de energia limpa, e nos preparando para essa nova realidade”, conclui.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sandro B. André - Decom - Fonte: Fiero
Fotos: Jhonatam Vitaliano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Convênios, Economia, Educação, Empresas, Governo, Indústria, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe