Governo de Rondônia
19/04/2024

SOCIAL

Instituições que realizam ação social na região do Cone Sul do Estado recebem visita do Governo de Rondônia

09 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Visita realizada no Lar dos Idosos Maria Tereza da Lamarta, em Vilhena

 

Durante visita aos municípios do Cone Sul do Estado, a secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), e também primeira dama, Luana Rocha, acompanhada do governador coronel Marcos Rocha, visitou instituições de cunho social em Pimenta Bueno, Colorado do Oeste e Vilhena, para conhecer as estruturas e acompanhar ações desenvolvidas.

Idosos interagem com a secretária Luana Rocha

Entre as visitas, o casal visitou o Lar dos Idosos Maria Tereza da Lamarta, no setor Chacareiro de Vilhena. No local, eles foram recebidos pela coordenadora e administradora Adenir Pereira. O governador e a primeira dama conversaram com os idosos e percorreram toda a área interna do Lar dos Idosos.

Logo em seguida, a visita foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos excepcionais de Vilhena (Apae). No local, Karla Bertolozo, diretora da Apae, juntamente com a equipe técnica organizaram uma performance de dança apresentada pelos alunos da instituição, que surpreendeu e emocionou a todos os presentes. A secretária Luana Rocha destacou a importância da realização da visita às Unidades. “É necessário e gratificante a realização das visitas, para aproximação, conhecer as necessidades e a evolução das ações nos municípios. Nos colocamos à disposição para contribuir no que for necessário para promover o desenvolvimento das atividades”, disse.

Ainda no Cone Sul, a secretária Luana Rocha, juntamente com o governador, visitou o Centro de Assistência Social (CRAS) de Colorado do Oeste, acompanhados da coordenadora Ivaneide de Souza. Além de conhecer a estrutura interna do Centro, a primeira dama visitou um terreno onde funcionará a nova sede do CRAS. Em Pimenta Bueno a visita foi no Centro de Atendimento a Pessoas Especiais (Cenape), com apresentação de performance de dança pelos alunos da Escola Especial Denise Accorsi Tomio Colaço.

Plantação de mudas na Associação Trindade Santa

ASSOCIAÇÃO TRINDADE SANTA

Em Vilhena, o casal visitou, também, a Associação Trindade Santa, comunidade terapêutica Renascer. Eles foram recepcionados pelos administradores do local, que realizam ações voluntárias na instituição. Além de apresentar toda a área interna e externa da unidade, os administradores também relataram as principais dificuldades enfrentadas para desenvolver a ação filantrópica que ajuda na recuperação de dependentes químicos.

A Associação Trindade Santa funciona em Vilhena desde 2001 e o local abriga 17 internos, que participam de todas as atividades propostas e terapias que os auxiliam no tratamento para vencer a dependência química. A Unidade é administrada pela Igreja Católica e depende de doação de instituições públicas, privadas e também de pessoas físicas.

Joelson Antônio é um dos dirigentes do local, juntamente com o promotor de Justiça, Paulo Lermen, Marli Sinquini, que desenvolve a função de tesoureira e o administrador Moisés Ferreira Chagas. Todos atuam como voluntários na comunidade que desenvolve atividades

Apresentação de dança dos alunos da Apae de Vilhena

lúdicas e tarefas que permitem contato com a natureza para contribuir com a recuperação dos pacientes. Um viveiro de mudas é uma das principais atividades e a que colabora diretamente com o orçamento da instituição, pois as mudas nativas podem ser vendidas para colaborar com reflorestamento de áreas desmatadas. As frutíferas também são comercializadas, para todas as pessoas interessadas. Durante a visita, o governador Marcos Rocha e a primeira dama plantaram uma muda no local, como registro da visita.

O viveiro possui capacidade para 600 mudas e todos os internos participam do plantio, de maneira revezada. “É chamado laborterapia, e a cada dois meses os internos mudam de setor, por exemplo, eles passam por setores que cuidam de animais, cozinha e o viveiro”, detalha Marli Sinquini.

A Associação recebe doações, que podem ser feitas no escritório da Associação Trindade Santa, na avenida Tancredo Neves, 1941, bairro Marcos Freire, Vilhena, o telefone para contato é 3322-7844.

Leia mais:

 Governo de Rondônia entrega calcário, maquinários e equipamentos em Pimenta Bueno

IV Encontro de Mulheres Ribeirinhas acontece esta semana no distrito de Cujubim

Reunião de Alinhamento dá início ao Programa Criança Protegida em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mineia Capistrano
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo