Governo de Rondônia
29/03/2024

EDUCAÇÃO RURAL

Instituto Abaitará abre processo seletivo para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

24 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará está com inscrições abertas para o Processo Seletivo do Curso Técnico em Agroecologia Integrado e para mais quatro cursos que serão implantados no início do ano letivo de 2017: Técnico em Agropecuária, Técnico em Agronegócio, Técnico em Aquicultura e Técnico em Informática. Todos integrados ao Ensino Médio Regular.

Aula prática no Instituto de Educação Rural Abaitará

Aula prática no Instituto de Educação Rural Abaitará

Segundo o vice-diretor, João Faria, o Instituto Abaitará irá ampliar o número de vagas, passando de 110 para 300.

Ele explicou que o prazo para se inscrever vai até o dia 9 de dezembro. As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto no endereço eletrônico: www.institutoabaitara.ro.gov.br ou pessoalmente no próprio Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará, que fica na RO – 010, Km 32, setor Abaitará no município de Pimenta Bueno. Outras informações pelo telefone (69) 9 8104 5709 ou pelo e-mail: apabaitara@hotmail.com.

O processo seletivo será por análise de currículo, realizado por uma comissão formada por profissionais da própria instituição.

Após a análise de currículo, o segundo critério de seleção será uma entrevista com os pais do aluno para identificar se realmente o pretenso candidato tem o perfil para o curso que esteja pleiteando. Além dos alunos que estudam e retornam para suas casas diariamente, o Instituto Abaitará oferece 216 vagas para internato ou semi-internato, sendo 132 vagas para meninos e 84 para meninas. Esses alunos irão morar na escola e serão custeados pelo governo do estado com moradia, alimentação, além do próprio ensino até a formação. O curso tem duração de três anos.

O vice-diretor disse que o Projeto Político Pedagógico do Instituto estabelece uma metodologia de organização do ensino que conjugam metodologias de Vivências Científicas, Intercâmbios Estaduais, experiências formativas e cursos de língua inglesa e informática para os 300 estudantes da unidade em 2017. “A infraestrutura de Abaitará permite que os estudantes realizem estudos aprofundados em bovinocultura leiteira e de corte, ovinocultura, piscicultura, horticultura de café, banana, mandioca, maracujá, abacaxi entre outros”, destacou.

João Faria também ressaltou o incentivo do governador Confúcio Moura, que vem de forma pioneira no Estado de Rondônia incentivando, direcionando ações e viabilizando a execução de projetos voltados à capacitação de jovens estudantes para a qualificação profissional no campo. “O Instituto Abaitará será referência nacional no que diz respeito à capacitação técnica voltada ao cultivo e tecnologias do campo, como também no desenvolvimento de tecnologia da informação voltada ao setor do agronegócio”, afirmou.

Leia mais:
Idaron oferece formação integrada em sanidade agropecuária para alunos do Instituto Abaitará
Instituto Abaitará forma a primeira turma do Curso Técnico de Agroecologia em Rondônia
Instituto Abaitará é oportunidade para ação transformadora, diz governador na entrega de novas instalações da escola


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Arquivo/Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Cursos, Ecologia, Economia, Educação, Governo, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo