Sábado, 27 de fevereiro de 2021

CIDADANIA

Instituto de Identificação da Polícia Civil realiza operação para emissão de Carteira de Identidade em Ariquemes

25 de janeiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Iniciou nesta segunda-feira (25) em Ariquemes uma força-tarefa, organizada pelo Governo de Rondônia, para emissão do Registro Geral do cidadão que ainda não tirou a primeira Cédula de Identidade, a partir de 12 anos de idade, ou que precisa solicitar  a 2ª via do documento. A ação acontece por meio de parceria das Secretarias de Estado da Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas) e a Secretaria Executiva da região do Vale do Jamari.

A ação de cidadania vai atender até a próxima sexta-feira (29), das 7h30 às 12h e das  14h às 17h30, no auditório do Instituto Federal de Rondônia (Ifro). O atendimento ocorre por ordem de chegada, com a oferta de 120 senhas diárias para a carteira de identidade. Ao todo serão distribuídas 600 fichas.

O mutirão foi organizado pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil para atender neste primeiro momento a Ariquemes, mas a ideia é levar o serviço para os outros  municípios do Vale do Jamari, conforme o delegado regional, Thiago Flores.

“Com essa medida, o efeito será a curto prazo, mas o Governo do Estado está trabalhando com planejamento, substanciando em outras medidas que vão resolver a questão de documentos  a médio e longo prazo, como por exemplo, a contratação de servidores datiloscopistas através do último concurso público, que já foram chamados e  estão na academia”, afirmou Thiago Flores.

O coordenador do Instituto de Identificação, Isaque Cabral, orienta a todos os cidadãos que a cada 10 anos renovem  a carteira de identidade, considerando alteração na escrita e na foto no decorrer dos anos. “Há várias situações que o RG não é aceito com data de expedição maior que 10 anos, como por exemplo, viagens para o exterior, abertura de contas corrente e financiamentos quando o nome da mulher não está atualizado com o sobrenome do marido ou de divorciada”, explicou Cabral.

A paranaense  Rosimeri Krumenaur descobriu que seu RG estava desatualizado há mais de 10 anos quando foi fazer a nova carteira. Ela contou que foi apenas fazer o novo documento para inserir o sobrenome de casada quando ficou sabendo da validade de 10 anos.

DOCUMENTOS

Os documentos necessários para pedir a emissão de documentos dependem do estado civil do requerente. Para solteiros, solicita-se a certidão de nascimento original (ou cópia autenticada por tabelião), CPF. Para casados, solicita-se a certidão de casamento original (ou cópia autenticada por tabelião). Para todos os casos, solicitam-se três fotos no formato 3 X 4 e comprovante de residência.

Casso o solicitante seja menor de idade, deverá comparecer acompanhado do responsável, e este deverá apresentar um documento oficial com foto.

A primeira via do RG é sem custo para o solicitante. No caso de ser a segunda via, o solicitante pode apresentar a ocorrência de furto. Caso não tenha, paga-se uma taxa de R$ 91,63.

Com a documentação básica é possível:

• Fazer o alistamento militar.

• Abrir conta em banco.

• Obter crédito.

• Inscrever-se em programas de reforma agrária.

• Comprar terras e imóveis com escritura.

Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David

Assistência Social, Distritos, Educação, Governo, Inclusão Social, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Solidariedade