Governo de Rondônia
25/04/2024

FISCALIZAÇÃO

Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia deflagra operação Com Todo Gás

07 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Técnico durante fiscalização dos itens

Técnico durante fiscalização dos itens

Esta semana, o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) deflagra em Porto Velho a Operação “Com Todo Gás”, uma ação nacional do calendário anual do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). As fiscalizações começaram na manhã desta segunda-feira (7) e vão até a próxima sexta-feira (11).

A operação vai fiscalizar a qualidade das mangueiras de PVC plastificadas para gás de cozinha (GLP), reguladores de baixa pressão para GLP (válvulas) e recipientes de GLP (botijas de gás de cozinha), sendo este último um novo produto incluído na listagem do Inmetro a partir deste ano, com fabricação a partir de 2013.

O Ipem trabalha segundo a normatização do Inmetro, baseado na Portaria 189/2007 (sobre as mangueiras), Portaria 99/2005 (sobre válvulas), e Portarias 418/2010 e 74/2012 (que trata sobre recipientes). O metrologista Igor Argento, do Ipem-RO, explica como funciona a fiscalização, que aborda revendedores dos produtos na capital.

“Cada produto tem uma especificação necessária que deve ser observada. Nós trabalhamos sempre de acordo com as normas do Inmetro, e desde as embalagens até o produto em si devem conter as informações de conformidade”, declarou.

Para a válvula, são avaliadas as informações sobre a pressão, a massa, a validade, a aprovação de modelo, o selo de conformidade e a indicação de abre e fecha. Para a mangueira, são avaliadas as informações de pressão, comprimento, validade, de uso domiciliar, modo de uso, e o selo de conformidade. Se os dois produtos estão em uma só embalagem, formando o kit, as informações de uso e demais especificações dos dois objetos devem estar estampadas na embalagem.

A seleção dos locais que devem receber a visita da equipe de fiscalização não é previamente avisada, sendo mantida em sigilo pelos metrologistas envolvidos na operação.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Vanessa Farias
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo