DIREITO DO CONSUMIDOR

Instituto de Pesos e Medidas fiscaliza balanças de portos, rodovias e empresas que fazem pesagem de caminhões em RO

29 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Técnico do Ipem verifica balança de caminhão

Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem) iniciaram o trabalho de fiscalização de balanças rodoviárias, portos e empresas que fazem pesagem de caminhões, bem como, balanças que fazem pesagem de alimentos, como as de frigoríficos, restaurante e padarias, para conferir se os equipamentos estão fazendo a pesagem correta.

“Fazemos a fiscalização dos equipamentos anualmente, e também a verificação, após um equipamento ter sido substituído ou passado por alguma manutenção”, explicou o presidente do Ipem, Edvaldo Soares.

Ronaldo Lessa, que é diretor técnico e operacional do Ipem, disse que a verificação das balanças de Porto Velho iniciou na última semana, e a previsão é que até a metade do mês de março 100% das balanças tenham sido fiscalizadas.

Durante a fiscalização dos chamados “balanções”, ou seja, as balanças que fazem pesagem de caminhão, são descarregados vários pesos na balança e o técnico do Ipem confere se o peso acusado no monitor de pesagem é o mesmo descarregado sobre o equipamento. Todo o trabalho de verificação realizado pelos técnicos é acompanhado na Central do Ipem, através de um aparelho que repassa todas as informações colhidas durante a fiscalização.

Uma cópia do relatório de fiscalização é entregue à empresa informando a data, hora da fiscalização e a condição do equipamento fiscalizado, se está aprovado ou reprovado.

Proposta é verificar todas as balanças comerciais

Caso os equipamentos não estejam operando corretamente, os empresários podem ser penalizados por infrações leves, graves ou gravíssimas. O valor da multa varia de acordo com a infração.

OVOS DE PÁSCOA

O presidente do Ipem informou que a partir de 7 de março começará a fiscalização dos ovos de páscoa em todos os municípios. “Os ovos de páscoa serão coletados e levados para serem avaliados por exames quantitativos ou metrológicos (verifica-se se o peso é o indicado na embalagem)”, explicou Edvaldo Soares.

O Ipem é órgão delegado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), autarquia federal que compõe o Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).

Texto: Luana Lopes
Fotos: Ésio Mendes