Governo de Rondônia
Sexta, 25 de junho de 2021

OPERAÇÃO

Instituto de Pesos e Medidas fiscaliza equipamentos de proteção individual em estabelecimentos de Porto Velho

14 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Todos os equipamentos devem apresentar a certificação do Inmetro

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) concluiu na última sexta-feira (11) a Operação Especial Mãos à Obra, incluída no cronograma nacional do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Desde a última terça-feira (8), foram visitados pela equipe de metrologia do Ipem-RO cinco estabelecimentos que comercializam produtos de segurança na indústria de construção civil, conhecidos como Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Dos 1.975 produtos fiscalizados, 12 capacetes de segurança na construção civil foram interditados por não terem a certificação do Inmetro, que deve estar estampada nas embalagens e produtos.

“Os equipamentos interditados são separados, e o proprietário do estabelecimento é notificado e nomeado como fiel depositário dos produtos, tendo um prazo de 10 dias para devolver ao fornecedor ou fabricante”, explicou a metrologista Edvânia Benício de Brito.

O primeiro quesito observado pelas equipes é a certificação do Inmetro. “Se tem a marca do Inmetro, observamos se o produto contém todas as informações obrigatórias: classe de risco, que é classificada pela cor; dados do fabricante ou fornecedor; e o número de acordo com o produto, das normas exigidas pela ABNT/NBR”, concluiu Edvânia.

Dos produtos fiscalizados estão na lista os capacetes de segurança para uso na indústria; luvas isolantes de borracha, muito usadas por eletricistas; peças semifaciais filtrantes (máscaras); cinturões de segurança, para uso em alturas; dispositivos de trava-queda; e talabates de segurança.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Ipem-RO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Serviço


Compartilhe