Governo de Rondônia
24/04/2024

PÁSCOA

Instituto de Pesos e Medidas fiscaliza ovos de chocolate a venda nos supermercados de Porto Velho

09 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Fiscalização nos ovos de páscoa no supermercado Irmãos Gonçalves_09.03.16_Foto_Daiane Mendonça (1)

Fiscalização verifica se os chocolates têm o peso indicado na embalagem

 

 

Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem) estão realizando no comércio a Operação Especial de Páscoa. São verificados se os ovos de chocolate têm realmente o peso indicado na embalagem e também se os brinquedos que geralmente vêm dentro do produto têm o Certificado do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade. O trabalho de fiscalização segue até a próxima sexta-feira (11).

O diretor-técnico Operacional do Ipem, Ronaldo Jeferson Lessa, informou que o trabalho de fiscalização dos brinquedos que vêm dentro dos ovos de chocolate são realizados ali mesmo, no estabelecimento comercial, pois é obrigatório que esteja escrito na embalagem que o produto é Certificado pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade e, dependendo do brinquedo, deve informar também para que faixa etária é destinado. “Tudo isso é para garantir a segurança da criança”, destacou.

Já a fiscalização para verificar se o peso do ovo de chocolate está correto, ou seja, é compatível com o que é informado na embalagem, é necessário levar o produto até ao laboratório do Ipem. Neste caso, os fiscais fazem um termo de apreensão cautelar dos produtos que serão levados. Se for constatado alguma irregularidade tanto nos brinquedos quanto na pesagem dos chocolates, o comerciante deve apresentar a nota fiscal da aquisição dos produtos, ficando isento de qualquer responsabilidade, e quem vai responder é o fabricante.

Fiscalização nos ovos de páscoa no supermercado Irmãos Gonçalves_09.03.16_Foto_Daiane Mendonça (13)

A aposentada Lucineia Gorayeb aprovou a ação do Ipem

O presidente do Ipem, Edvaldo Soares, informou que a fiscalização tem por objetivo garantir produtos de qualidade para o consumidor e ao mesmo tempo para o empresário que tem a certificação da mercadoria que ele comercializa. A aposentada Lucineia Gorayeb disse que gostou da fiscalização, pois fica mais tranquila ao levar ovos de chocolate para casa, pois sabe que está adquirindo produto de qualidade.

Rubens Samuel Rech é gerente de um supermercado de Porto Velho que recebeu a fiscalização na manhã desta quarta-feira (9), ele disse que a Operação Pascoa Especial é bom porque beneficia os empresários que trabalham direito, respeitando as leis e principalmente o consumidor.

O Ipem também disponibiliza para o consumidor dois números de telefones para denúncias: (69) 3216 – 5943/3216 – 5956


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Empresas, Governo, Indústria, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo