PREVIDÊNCIA

Instituto de Previdência realiza o projeto Pré-Aposentadoria

20 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Palestrante Ramiro Vieira

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) realizou na última quinta (16) e sexta-feira (17) o projeto pré-aposentadoria no auditório do Corpo de Bombeiros, em Porto Velho.

O Pré-Aposentadoria acontece uma vez ao ano. A proposta é oportunizar os servidores públicos do estado a uma reflexão acerca do planejamento pessoal e significado da aposentadoria, facilitando o acesso às informações sobre saúde, relações familiares, lazer, legais e socioemocionais, além de favorecer o desenvolvimento de uma postura positiva e de valorização do momento da aposentadoria.

O evento começou com Instrução dos Processos de Aposentadoria. Luciana Santos Tavares, Gerente de Perícia Médica e Psicossocial do Iperon, explicou sobre o Decreto 19.454 de 15/01/15 alterado pelo Decreto 20.843 de 09/05/16 que dispõe sobre a Padronização da Documentação necessária para habilitação de recebimento dos Processos de Aposentadoria.

A gerente de Perícia Médica esclareceu ainda sobre Aposentadoria por invalidez, Aposentadoria Compulsória, Aposentadoria voluntária por idade e tempo de contribuição, Aposentadoria voluntária por idade e fez um resumo geral das regras de concessão de aposentadoria do servidor público.

Geovanni Sampaio – nutricionista e profissional de educação física/treinador explicou sobre os benefícios do treinamento físico no envelhecimento, alterações hormonais e algumas patologias. Segundo ele, alimentação adequada mais exercícios regulares é igual a qualidade de vida.

Nutrição, Saúde e Longevidade ficou a cargo da Drª Clair Miranda – nutricionista, que falou sobre  a roda da saúde e bem estar, onde inclui peso, sono reparador, sinais e sintomas, exames, alimentação, energia/disposição, relaxamento, exercício físico e genética familiar. Os presentes participaram ativamente com suas perguntas. Na conclusão a nutricionista deixou claro os 4 desejos do corpo para ser saudável: Alimentação equilibrada, sono reparador, atividades física e relaxamento. Alertou, “observe o que seu corpo está dizendo, seja através de uma dor, um mal estar, qualquer barulhinho tem que ser observado”, completou Clair Miranda.

E aí, existe vida após a aposentadoria? Ramiro Vieira da Silva, mestre em administração pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e membro da Sociedade  Brasileira de Coach, trouxe perguntas e respostas, falou sobre o servidor e a síndrome do eu sou! E no começo da jornada quais eram meus sonhos? Quais eram meus medos? O que é importante para mim agora? Aposentadoria momento de alegria ou sofrimento? Quando pensar na aposentadoria? Aposentadoria um tempo de transição e como preparar para aposentar?

O ciclo de palestra foi concluído com uma reflexão de Ramiro. “Comece a se preparar, por mais que você ache que já passou tempo. Aposentadoria pode ser um momento de liberdade”.

Segundo o responsável pelos processos de aposentadoria por invalidez do Centro de Perícia Médica do Estado (CEPEM),  Elias Rodrigues, a dificuldade maior é a questão burocrática, “fiz alguns questionamentos à título de relembrar, após alguns debates no pré-aposentadoria melhorou bastante nosso trabalho, principalmente para os médicos”, completou Elias Rodrigues.

“Toda iniciativa que vise esclarecer e informar deve receber salvas, com certeza os frutos dessas palestras trarão resultados inéditos e refletirão em outras pessoas que nos cercam”, pontua o técnico em previdência do Iperon, Márcio Bezerra.

Participaram do evento os servidores da Saúde, Educação, Segep, Detran, Iperon, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Texto: Jêile Schwambach
Fotos: Jêile Schwambach