Governo de Rondônia
24/04/2024

ORGANIZAÇÃO SOCIAL

Representantes do Terceiro Setor participam de oficina de capacitação em projetos e planejamento

19 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Ocorrida nos dias 6 e 7 de fevereiro, na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT) a primeira Oficina de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos organizada pelo Instituto Norte Amazônia de Apoio ao Terceiro Setor (Inats). Participaram do encontro Organizações do Terceiro Setor, empresários, cooperativas, profissionais Administradores, gestores, Advogados e Turismólogos.

Oficina reuniu representantes do Terceiro Setor

Oficina reuniu representantes do Terceiro Setor

A oficina capacitou 20 pessoas em sua maioria de Porto Velho, exceto dois representantes de cooperativa da cidade de Alta Floresta e Associação de Mulheres. Os participantes aprenderam como elaborar projeto social, concepção e planejamento, roteiro básico, financiamento e financiadores, captação de recursos e empreendedorismo social, captação de recursos, processo e procedimentos e parcerias entre as organizações do Terceiro Setor e o Poder Público.

A presidente e fundadora da Associação Folclórica Boi Bumba Manhoso, Fátima Gonçalves Novaes, participou da Oficina nos relatou que “o curso foi excelente e tirou muitas dúvidas minhas nessa área, quem tem esse conhecimento dificilmente repassa, nós encontrávamos dificuldade para elaborar nossos projetos. Pra mim foi abençoado esse encontro desejo que eles aconteçam mais pois as entidades são muito carentes neste campo”.

A presidente do Boi Manhoso começou a fazer o projeto para aquisição de instrumentos musicais. “Não sabia fazer projeto, já respondemos a um edital da Petrobras, mas não conseguimos continuar, desta vez conheci muitos macetes de como fazer”, afirma

Nos dois dias de capacitação, os participantes além de conhecer técnicas e metodologias de elaboração de projeto, tiveram a oportunidade de entender a politica para o Terceiro Setor, como surgem as parcerias entre os segmentos do Poder Publico na sua relação com as Organizações do Terceiro Setor. Contrato, Convênio, Termo de Fomento, Termo de Colaboração, Termo de Parceria, Contrato de Gestão, Subvenção e Auxílio, estes e outros instrumentos foram apresentados no debate.

Rafael Vargas Lara, gestor de Projetos Sociais e captador de recursos, é presidente do Instituto Norte Amazônia de Apoio ao Terceiro Setor acompanhado de Francisco Aroldo Vasconcelos, economista especialista em Terceiro Setor e um dos responsáveis pela implantação do Sistema de Parcerias do governo de Rondônia (Sispar) foram os palestrantes nesta oficina.

COMO FUNCIONA

O Terceiro Setor é parte do sistema econômico atual sendo que o primeiro é representado pelos entes governamentais além das instituições a eles ligados como, secretarias, autarquias e ministérios. O segundo setor é formado pelas organizações privadas com fins econômicos e lucrativos. As Organizações do Terceiro Setor (OTS) são entidades da Sociedade civil Organizada sem fins lucrativos que não distribuem lucro entre seus associados e realizam ações em sua maioria voluntarias visando o bem estar da sociedade. Atuam nas lacunas deixadas pelos outros dois setores e em especial a prestação de serviços não exclusivos dos Estados e Municípios.

A atuação do Terceiro Setor não é público tampouco privada, é um espaço institucional que abriga entidades privadas com interesse público. Esta articulação é feita na prestação de serviços, produção de bens e investimento na área social. Para disciplinar a relação do governo com as “OTS” foi criada a Lei Estadual 3.122/2013 para regular o modo como o Estado irá titular as Organizações como de Utilidade Publica e também cria o Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução das Politicas Públicas e Serviços não Exclusivos.

Para melhor compreensão da politica de Fomento ao Terceiro Setor os interessados podem acessar www.seae.ro.gov.br clicando no link “Cadastramento de Entidades” e obter as informações ou ligar para Gerencia de Fomento ao Terceiro Setor no numero 3216-5122. Conheça também o Instituto Norte Amazônia de Apoio ao Terceiro Setor  no www.norteamazonia.org.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Francisco Leilson Filho
Fotos: Parente Chicão
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Inclusão Social, Legislação, Rondônia, Serviço, Sociedade, Solidariedade, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo