VIA ONLINE

Integração de dados das polícias e Corpo de Bombeiros vai agilizar registro de ocorrências em Rondônia

27 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Boletim de ocorrência

Registro de boletim de ocorrência será unificado

Um dos serviços mais importantes da Segurança Pública será reformulado para melhor atender ao cidadão. O novo modelo de registro de ocorrências policiais permitirá que as  Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, trabalhem  em uma única plataforma na web, com banco de dados integrados numa mesma base. A nova forma de registro, conforme o perito criminal, Fábio Folly, engenheiro eletrônico da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação (DET) da Polícia Civil, deve otimizar  os processos de permanência das viaturas numa delegacia  para lavrar o flagrante, reduzindo drasticamente o tempo. Com isso, a população terá mais viaturas nas ruas de forma operacional, sem investimento em pessoal.

A nova versão foi desenvolvida por uma empresa terceirizada, com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp), com acompanhamento do Departamento de Informática e de Telecomunicações  (Dintel) da Polícia Civil. O valor inicial do programa foi previsto em R$ 2,5 milhões, mas acabou sendo licitado por R$ 1 milhão.

O projeto iniciado em 2012 e concluído em dezembro de 2014, encontra-se na fase de treinamento para a implantação do sistema. “O software vai trabalhar em uma plataforma web, rodando em computadores, celular e tabletes com 3G. No local da ocorrência, o policial poderá registrar o fato e já atender a uma próxima ocorrência sem se deslocar a uma delegacia”, explicou Fábio Folly.

Todas as estatísticas, conforme garante o engenheiro eletrônico, estarão disponíveis em tempo real, a exemplo de informações com busca e alertas sobre foragidos. As informações, segundo ele, vão fluir de forma mais rápida e integrada, ao contrário de atualmente, que as instituições trabalham muito, mas as informações não conseguem fluir de uma instituição para outra.

“Após ser implantado, o alcance do sistema será similar ao Smartphone, que ao comprar basta usar os aplicativos que interessem ao usuário. “O sistema funciona basicamente dessa forma. Não só para registro de ocorrência, pois lá ele tem documentos, assinaturas eletrônicas laudos, agendas, planejamento de operações, álbum criminal e uma série de coisas que iremos implementar ao longo desse ano”, destacou.

O perito criminal, assegura que os processos mais simples, como os de registros de ocorrências, devem entrar em funcionamento de imediato. Outros levarão de três a quatro meses.

“O sistema é intuitivo e utiliza o que há de mais moderno em tecnologia, convertendo fotos com a tecnologia de browser,  ou seja, convertendo em arquivos de  tamanho pequeno, assim utiliza-se pouca rede e fica muito mais fácil de usá-la. Utilizando  as funcionalidades e tecnologia atualizada conseguiremos  fazer mais coisas com menos investimentos”, completou.

De acordo com o Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Antônio Carlos dos Reis, através do novo sistema os órgãos de segurança poderão definir estratégias para o combate à criminalidade por conta do georreferenciamento do sistema.

“Os primeiros resultados da ferramenta devem aparecer meses após sua implementação. Inicialmente serão realizadas todas as adaptações e treinamentos necessários”, concluiu.

Texto: Márcia Martins
Fotos: Marcos Freire