29/03/2024

HOMENAGEM

Integração entre os poderes é destacada durante entrega da Medalha coronel Jorge Teixeira

15 de dezembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

dsc02388-1

Solenidade foi realizada no auditório do Tribunal de Justiça

Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (15), personalidades rondonienses foram homenageadas com a Medalha Mérito Governador Coronel Jorge Teixeira.  A comenda foi entregue no auditório do Tribunal de Justiça , em Porto Velho, com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, e demais autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Receberam a comenda, 58 personalidades e autoridades. Dentre elas, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Sansão Batista Saldanha; a secretária de estadual de Educação, Fátima Gavioli; a procuradora do trabalho, Adriana Maria Silva; controlador-geral do Estado, Francisco Lopes Neto e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edilson de Souza Silva. O grão mestre da Grande Loja Maçônica de Rondônia, Aldino Brasil de Souza e a Superintendente da Sugespe, Isis Queiróz.

O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Lioberto Caetano, lembrou o trabalho das autoridades colombianas. “Aos bombeiros e policiais colombianos, nossos sinceros agradecimentos, respeito e gratidão”, disse ao homenagear as forças do país latino com duas medalhas. A ação foi em reconhecimento ao trabalho das corporações colombianas e pelo esforço em salvar vidas do desastre aéreo com o voo da chapecoense.

A medalha Jorge Teixeira foi criada em maio de 2012. É a única comenda oferecida anualmente pela Sesdec criada para homenagear personalidades, instituições civis e militares, com relevantes serviços prestados à segurança pública do estado.

Durante o evento, o secretario defendeu mais uma vez o modelo de gestão do atual governo, cuja intenção é envolver todas as secretarias e demais órgãos do governo, para trabalhar o fator segurança pública. Caetano sugeriu também aos poderes ali representados para essa ação de inteligência. “O apoio da população também não pode ser descartado”, disse.

“Estamos nos aproximando dos bairros em Porto Velho, e avançando com o método em algumas cidades do interior, com o objetivo de aproximar a segurança pública de todos os poderes, e da população em geral”.

Segurança pública não é somente uma ocorrência policial. Segurança, disse o secretário, se faz com o apoio de todos e começa com população. A Sesdec iniciou tratativas que tem a ver com aproximação do governo do estado.

Uma aproximação livre, multidisciplinar, envolvendo componentes das várias secretarias de governo, policiais civis e militares, bombeiros, policia técnica,  porém,  principalmente a população.

Texto: Valdir Alves
Fotos: Márcia Martins