DESPORTO

Interclasse de futsal marca inauguração de quadra poliesportiva em São Francisco

02 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O início de um torneio interclasse com 12 equipes de futsal marcou a inauguração da quadra poliesportiva e vestiário da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marcilene Carvalho Ricardo, nesta segunda-feira (1) em São Francisco do Guaporé, região Centro Oeste do Estado.

A inauguração da quadra contou com a presença do governador Confúcio Moura, deputado federal eleito Lúcio Mosquini, deputados estaduais Jean Oliveira e Lebrão, prefeitos da região Zenildo Pereira (São Miguel), Armando Bernardo (Seringueiras), Gislaine Lebrinha (São Francisco) vereadores, professores, alunos da rede estadual de ensino e do ex-secretário de Educação, Emerson Castro, que anunciou o seu desligamento da Seduc.

Inauguração da quadra da Escola Marcilene Carvalo_01.12.14_Fotos_Daiane Mendonça (13)

Governador Confúcio Moura

Em quatro anos o governo construiu 36 quadras cobertas na maioria dos municípios e dos R$ 22 milhões investidos nas obras, R$ 5 milhões ajudaram na reforma e melhoria de 25 escolas indígenas.

A quadra da escola Marcilene Carvalho Ricardo, segundo dirigentes da Coordenadoria Regional de Educação e do colégio, Maria Ross e Izidoro Sentchuk, chegou 11 anos depois da inauguração em 2003. Mas ainda em tempo do novo espaço ser usado em atividades pedagógicas para trabalhar melhor a complementaridade interdisciplinar e desenvolvimento psicomotor e inteligência dos 490 alunos.

Foi elaborado o projeto no qual os alunos participarão de atividades em horários diferentes, conhecido como “Aluno bom nos estudos é alunos bom de bola também”. A escola atende alunos desde o 1º ano do ensino fundamental à 2ª série do ensino médio.

Considerada uma referência de qualidade na rede pública, a quadra poliesportiva é esse instrumento e canal de complementariedade que será utilizado para  ainda melhorar mais a educação no município.

Espaço de superação

Emerson Castro, que discursou no exercício do cargo pela última vez minutos antes do descerramento da placa inaugural, ressaltou que uma quadra poliesportiva não irá apenas complementar o processo de ensino, como também despertará o aluno para o conhecimento cognitivo e da inteligência. “Aqui o aluno desenvolve sua capacidade ética, aprende a respeitar, tem noções sobre resiliência e desenvolve capacidade de superação e respeito pelo próximo”.

Inauguração da quadra da Escola Marcilene Carvalo_01.12.14_Fotos_Daiane Mendonça (8)

Emerson Castro, ex-secretário da Seduc.

O nome da escola, uma homenagem da comunidade à aluna e filha da pioneira e professora Conceição Carvalho, vítima de acidente de trânsito, é apontada por alunos e pais de alunos como um dos colégios de boa qualidade no ensino da região.

De acordo com o Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero 2013), no ranking da Coordenadoria Regional de São Francisco do Guaporé com jurisdição entre Alvorada do Oeste e Costa Marques, os alunos do 9º ano ficaram em 1º lugar em Matemática e conquistaram o 2º lugar em Português. O 1º ano ficou em primeiro lugar em Português e o 2º ano se classificou em 1º lugar em Português e Matemática. O 3º ano ficou em primeiro lugar em Português e Matemática.

Geraldo Romero Aramayo, de 16 anos, é filho de pais bolivianos e cursa o 9º ano do Ensino Fundamental. Sempre acreditou na construção da quadra e diz que vai desafogar o pátio interno da escola que era utilizado para os horários de recreação e práticas desportivas. Há um ano abandonou as aulas de futebol e agora treina vôlei para disputar os jogos escolares.

O minerador José Correia Vasconcelos, de 70 anos, é avô da aluna Taissa. “Por causa do bom nível do ensino eu prefiro que minha neta estude no colégio Marcilene do que nas escolas do município”.

A comerciante Maria Eduarda Cesar Souza, de 24 anos, proprietária do Comercial Vila e irmã de Idalina e mais dois sobrinhos que estudam na escola, disse que o nível de ensino da escola é bem elogiado na região. “Isso dá tranquilidade e com a quadra as práticas desportivas ajudarão ainda mais o ensino e aprendizagem”.

Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Daiane Mendonça