Governo de Rondônia
Quinta, 04 de março de 2021

COMEMORAÇÃO

Internas da Unidade de Internação Provisória de Porto Velho participam de atividades alusivas ao Dia da Mulher

11 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Adolescentes da Unidade de Internação Provisória e Sentenciada Feminina de Porto Velho participaram durante esta semana de programação com diversas atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher comemorado na terça-feira (08). As internas iniciaram a semana com café da manhã, prosseguindo com um dia de maquiagem e book fotográfico, palestra com orientações sobre a saúde da mulher e o encerramento com um culto religioso.

Segundo a diretora da unidade, Eva Freitas Lima, o principal objetivo dessa programação foi trabalhar com a alto estima com as adolescentes. “Cada ação teve um propósito, conseguimos alcançar nosso objetivo, de mostrar que elas são mulheres belas, importantes para a sociedade e que cada uma tem o seu valor”, disse Eva.

Durante a palestra  as internas foram orientadas sobre vários temas, sexualidade, prevenção de doenças, gravidez na adolescência e métodos contraceptivos

Durante a palestra as internas foram orientadas sobre vários temas, sexualidade, prevenção de doenças, gravidez na adolescência e métodos contraceptivos

Para uma das internas de 17 anos, que está há 4 meses privada de liberdade, as atividades realizadas durante a semana foram positivas. A adolescente diz que quer mudar de vida e não quer mais voltar para a unidade, que está sendo apenas uma fase em sua vida que irá passar. “Tem sido um aprendizado, estou aprendendo com meus erros, quero terminar os estudos e passar no Enem”, salientou.

Para a enfermeira do sistema prisional que ministrou a palestra sobre a saúde da mulher, Mirian Muniz da Rocha, é muito importante estar orientando as adolescentes sobre os temas de sexualidade, prevenção de doenças, gravidez na adolescência e métodos contraceptivos. “As internas estão passando por um momento difícil da vida delas, não tiveram a base de uma estrutura familiar com as orientações devidas. Todas já têm vida sexual ativa, o objetivo de orientá-las com palestras é que elas voltem a sociedade com um futuro melhor, prevenindo uma gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis”, disse a enfermeira.

PRATA DA CASA

Eva ressalta que todas as atividades realizadas com as internas foram feitas pelos próprios servidores do sistema socioeducativo, da secretaria de Justiça, e voluntários que sempre auxiliam com seus serviços. “Quando estendemos para os servidores realizarem as atividades, estamos aproximando os servidores e as internas, demonstrando confiança e que acreditamos na transformação delas como mulher para a sociedade. A intenção foi de utilizar a prata da casa, mostrar que temos bons servidores com capacidade de ministrar uma palestra, fazer uma maquiagem profissional, book fotográfico”, explicou Eva.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Cíntia Xavier
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Inclusão Social, Justiça, Rondônia


Compartilhe