Governo de Rondônia
17/04/2024

COMEMORAÇÃO

Internas da Unidade de Internação Provisória de Porto Velho participam de atividades alusivas ao Dia da Mulher

11 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Adolescentes da Unidade de Internação Provisória e Sentenciada Feminina de Porto Velho participaram durante esta semana de programação com diversas atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher comemorado na terça-feira (08). As internas iniciaram a semana com café da manhã, prosseguindo com um dia de maquiagem e book fotográfico, palestra com orientações sobre a saúde da mulher e o encerramento com um culto religioso.

Segundo a diretora da unidade, Eva Freitas Lima, o principal objetivo dessa programação foi trabalhar com a alto estima com as adolescentes. “Cada ação teve um propósito, conseguimos alcançar nosso objetivo, de mostrar que elas são mulheres belas, importantes para a sociedade e que cada uma tem o seu valor”, disse Eva.

Durante a palestra  as internas foram orientadas sobre vários temas, sexualidade, prevenção de doenças, gravidez na adolescência e métodos contraceptivos

Durante a palestra as internas foram orientadas sobre vários temas, sexualidade, prevenção de doenças, gravidez na adolescência e métodos contraceptivos

Para uma das internas de 17 anos, que está há 4 meses privada de liberdade, as atividades realizadas durante a semana foram positivas. A adolescente diz que quer mudar de vida e não quer mais voltar para a unidade, que está sendo apenas uma fase em sua vida que irá passar. “Tem sido um aprendizado, estou aprendendo com meus erros, quero terminar os estudos e passar no Enem”, salientou.

Para a enfermeira do sistema prisional que ministrou a palestra sobre a saúde da mulher, Mirian Muniz da Rocha, é muito importante estar orientando as adolescentes sobre os temas de sexualidade, prevenção de doenças, gravidez na adolescência e métodos contraceptivos. “As internas estão passando por um momento difícil da vida delas, não tiveram a base de uma estrutura familiar com as orientações devidas. Todas já têm vida sexual ativa, o objetivo de orientá-las com palestras é que elas voltem a sociedade com um futuro melhor, prevenindo uma gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis”, disse a enfermeira.

PRATA DA CASA

Eva ressalta que todas as atividades realizadas com as internas foram feitas pelos próprios servidores do sistema socioeducativo, da secretaria de Justiça, e voluntários que sempre auxiliam com seus serviços. “Quando estendemos para os servidores realizarem as atividades, estamos aproximando os servidores e as internas, demonstrando confiança e que acreditamos na transformação delas como mulher para a sociedade. A intenção foi de utilizar a prata da casa, mostrar que temos bons servidores com capacidade de ministrar uma palestra, fazer uma maquiagem profissional, book fotográfico”, explicou Eva.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Cíntia Xavier
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Inclusão Social, Justiça, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo